Semana de Museus vai até esta sexta-feira
O Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) promove em 2014 a 12ª Semana Nacional de Museus, compartilhando e incentivando o entusiasmo que anima as instituições envolvidas, em todo o Brasil. A Semana Nacional de Museus provoca a realização de numerosos eventos em todo o país, por intermédio dos quais as coleções estarão conectadas com os mais variados e surpreendentes pontos de ligação. Na multiplicidade das conexões simbólicas e tecnológicas, ultrapassaremos todas as fronteiras, a fim de que as coleções, criando referências e questionamentos, revitalizem o próprio modelo de museologia a que se destinam.
Neste ano, o Ibram trabalha o tema “Museus: coleções criam conexões”, que buscam ressaltar a importância e a valorização das coleções. Em 2014, 1.337 instituições inscreveram mais de quatro mil eventos para a temporada nacional, e a cidade de Cruz Machado está participando da programação.
A Prefeitura Municipal de Cruz Machado recebeu uma estrutura especial para a apresentação dos documentários “O Herói de Cruz Machado” e “De Tempos em Tempos”, a exibição vai até esta sexta-feira, 6 de junho, das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h.
Documentário “O Herói de Cruz Machado” – O filme narra a história do farmacêutico Antiocho Pereira, que saiu de Curitiba para atender os doentes pela epidemia de tifo que assolava a região do município de Cruz Machado. Local: Prefeitura Municipal/Museu Etnográfico de Santana.
Documentário “De Tempos em Tempos” – A identidade vai alterando. As pessoas vão modificando os espaços, os espaços vão modificando. O documentário exibe o cenário de Cruz Machado, Paraná em uma colônia de poloneses. Local: Prefeitura Municipal/Museu Etnográfico de Santana.
Além das exibições dos documentários no Museu Etnográfico de Santana há também a Exposição “Zaduma”, da fotógrafa e administradora curitibana Schirlei Freder. “Zaduma” é um convite à observação poética de fotografias minimalistas e singulares; e a visita guiada aos espaços de exposição, que tem por objetivo valorizar a cultura polonesa, em um ambiente onde está guardado o patrimônio histórico, que resgata o legado dos imigrantes poloneses.