Prefeito Antonio assina termo de adesão do programa “O Caminho da Profissão”
O prefeito, Antonio Luis Szaykowski, recebeu nessa segunda-feira, 20, a visita do representante do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Jean Capellari. No encontro, juntamente com a secretária de Educação, Oliveti Brautigam, o prefeito assinou o termo de adesão do programa “O Caminho da Profissão”, que foi celebrado entre o Serviço Social da Indústria – Departamento Regional do Paraná, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – Departamento Regional do Paraná, Construtora Alvir Lopes LTDA e Prefeitura de Cruz Machado.
O termo de adesão tem por objeto a conjunta e integrada das instituições qualificadas para oportunizar a qualificação profissional a aliada à formação cidadã, compatibilizando as necessidades da indústria com a de inclusão de potenciais profissionais no mercado de trabalho, dentro do programa desenvolvido pelo Senai PR, com o nome de “O Caminho da Profissão”.
Atualmente está sendo ofertado em Cruz Machado o curso de Auxiliar Administrativo, em que mais de 30 alunos participam das atividades. Os cursos são totalmente gratuitos, é uma parceria entre Senai União da Vitória, Secretaria Municipal de Educação e Prefeitura de Cruz Machado. A comunidade do distrito de Santana receberá nas próximas semanas um curso profissionalizante.
Em 2014, a parceria entre as instituições ofereceu importantes cursos em várias áreas de qualificação. Mais de 100 munícipes tiveram a oportunidade gratuita de realizar os cursos. A ação é uma grande oportunidade para oferecer cursos técnicos de qualidade para o município, pois assim estarão qualificando os cruz-machadenses para o mercado de trabalho e também proporcionando o crescimento profissional e pessoal.
O programa “O Caminho da Profissão” é uma iniciativa é do Sistema Fiep e Sesi, em parceria com as empresas e se destina a abrir oportunidade de iniciação profissional e formação cidadã a jovens de baixa renda e sem emprego definido. Um projeto que atende as necessidades das empresas de formação mais qualificada de mão-de-obra e, ao mesmo tempo, é uma oportunidade para as empresas exercerem ação de responsabilidade social, com geração de emprego e renda para a comunidade.