Cruz Machado recebe caminhão furgão isotérmico
O município de Cruz Machado recebeu nesta quarta-feira, 23, um caminhão furgão isotérmico. O veículo será utilizado para o transporte de verduras, frutas de alimentos produzidos pelas cooperativas do município. O projeto foi realizado com o nome da Cooperativa Cooavi, que é a entidade proponente, mas o projeto beneficiará todas as cooperativas e associações do município. A coordenação do projeto do caminhão será desenvolvida através da Central Associação de Cruz Machado, juntamente com o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (CMDR). O veículo também será utilizado para transporte dos produtos da horticultura e mel, desde a propriedade do produtor até agroindústria, e da agroindústria ao mercado final. O projeto foi desenvolvido através da Fundação do Banco do Brasil, pelo Desenvolvimento Regional Sustentável (DRS), com o investimento de R$ 150 mil.
O projeto também foi elaborado pela equipe da Secretaria Municipal de Agricultura com intenção de promover o desenvolvimento produtivo e o crescimento dos produtores e agricultores de Cruz Machado.
Uma das funções será para a desoperculação e centrifugação de mel, cuja atividade é realizada nas propriedades de agricultores familiares, percorrendo um roteiro programado pelas Cooperativas junto aos associados e com aval do CMDR, com posterior transporte do produto até a agroindústria, onde será beneficiado o produto para comercialização em programas como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) e comércios em geral.
Em épocas de entressafra de mel o veículo será utilizado para transporte da produção de hortaliças e frutas das propriedades dos agricultores familiares do município até as agroindústrias da Cooperativa Agroecológica Vale do Iguaçu (Cooavi) e da Cooperativa da Agricultura Familiar de Cruz Machado (Coopafi).
Através deste investimento o município estará sanando esta dificuldade e, consequentemente, agregando valor a produção, uma vez que possibilitará uma organização que permita seguir um trajeto com rota definida e pré-agendada para coleta da produção, sem ocasionar perda da produção e possibilitando uma maior agregação de valor.
O Desenvolvimento Regional Sustentável é uma estratégia negocial que busca impulsionar o desenvolvimento sustentável das regiões onde o Banco do Brasil está presente, por meio da mobilização de agentes econômicos, sociais e políticos, apoiando atividades produtivas economicamente viáveis, socialmente justas e ambientalmente corretas, sempre observada e respeitada a diversidade cultural.