Cruz Machado entrega 42 casas do Programa de Habitação Rural

O Programa Nacional de Habitação Rural foi criado no âmbito do Programa Minha Casa, Minha Vida e tem como objetivo subsidiar a produção de unidades habitacionais aos agricultores familiares e trabalhadores rurais. O projeto abrange todos os municípios nacionais, independentemente do número de habitantes, que são concedidos diretamente às pessoas físicas, trabalhadores rurais ou agricultores familiares.

O Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) realizou nessa sexta-feira, 10, no auditório da igreja luterana, a entrega de 42 novas unidades habitacionais aos agricultores cruz-machadenses. O evento contou com a presença do prefeito de Cruz Machado, Antonio Luis Szaykowski, presidente do STR, Silvio Kazenoh, representantes da Caixa de União da Vitória, Carlos Trevisan e Rosana Pfeng, que também representaram o gerente da Caixa Edimar Rhinow, secretários municipais, representantes das entidades da agricultura familiar e as famílias beneficiadas pelo projeto.

 

O que antes era um sonho, hoje é uma realidade para os agricultores familiares de Cruz Machado. Além de um sonho concretizado, é uma nova fase na vida dessas pessoas, que receberam oficialmente as novas moradias. As famílias contarão com espaço apropriado, infraestrutura de qualidade e uma moradia digna.

O Programa de Habitação Rural tem como finalidade reduzir o déficit habitacional rural, incentivando a manutenção da família no campo e oferecendo moradia digna por meio de construção de novas moradias. O objetivo do programa também é incentivar que o produtor permaneça na propriedade, produzindo alimentos e gerando fonte de renda ao município.

O Sindicato dos Trabalhadores Rurais foi a entidade organizadora e responsável por coletar os dados e pedidos dos beneficiários. Os agricultores que participaram do programa foram selecionados por meio de um processo de inscrição de pessoas interessadas no projeto. Em seguida, os produtores cadastrados passaram por uma seleção, em que foram avaliados os critérios estabelecidos pelo Programa de Habitação Rural. A equipe do projeto também realizou visitas às propriedades dos beneficiários, para a realização de relatórios da qualidade de habitação, entre outros dados, para que o projeto fosse aprovado.

 

O valor destinado para a construção de cada unidade habitacional foi de R$ 28.500,00, com uma contrapartida do beneficiário no valor de R$ 1 mil. Com os juros acrescidos no valor, os agricultores pagarão em cinco anos parcelas fixas da contrapartida.

Para o presidente do STR, Silvio Kazenoh, que trabalhou na elaboração do projeto, foi a partir do momento das visitas da seleção que foi percebida a situação das moradias e de que realmente necessitavam de uma nova construção para famílias com pessoas idosas, entre outros casos. “Nós sabemos do árduo trabalho que o agricultor desenvolve durante a vida toda. Todos têm o sonho de construir uma casa nova, mas as dificuldades do dia-a-dia, muitas vezes, não permitem e o Programa de Habitação Rural veio para realizar esse sonho de muitas famílias”, acredita.

O programa veio de encontro com uma demanda muito grande para o município. O presidente do STR também comenta na satisfação e alegria em que essas famílias estão recebendo e morando em suas novas casas, com um lugar novo, aconchegante e organizado. “A demanda ainda é grande, nós não temos estrutura para beneficiarmos ao mesmo tempo um grande número de agricultores familiares. Porém, estamos trabalhando em grupos e conseguindo aos poucos beneficiar um grande número de agricultores e proporcionado importantes melhorais ao povo cruz-machadense”, comenta Kazenoh

O prefeito Szaykowski acredita que os projetos de habitação desenvolvidos no município são um grande legado para Cruz Machado. “A Prefeitura é a grande parceira nos projetos de habitação, com a realização de serviços de terraplanagens, aberturas de fossas e readequação de acessos às residências. Para nós da administração municipal, é um grande momento vivido com essas grandes conquistas para o nosso povo”, comenta.

O projeto foi realizado pelo STR, com um convênio firmado diretamente com a Caixa Econômica Federal. Segundo o presidente do STR, há mais uma nova seleção de um novo projeto do Programa de Habitação Rural para Cruz Machado. O Projeto Esperança 3 beneficiará 43 agricultores com a construção de novas casas. O projeto já está aprovado na Caixa, só está aguardando o orçamento para a liberação do recurso.

A família do agricultor Zeno Czervinski foi uma das contempladas com a nova casa. “Estamos realizando um sonho da nossa família. É um motivo de muita alegria. Estamos muitos felizes por recebermos uma nova casa e poderemos dar mais conforto para a família”, comenta com um sorriso no rosto.

O senhor Ivo Alvir de Lima, a mulher e mais dois filhos também estão contentes com a nova residência. “Agora teremos um lugar seguro onde morar. Agradeço de coração a toda equipe do STR que não mediu esforços para que o projeto fosse aprovado e para realizar nosso sonho”, conta com lágrimas nos olhos.

 

Esse é o segundo grupo de agricultores beneficiados com o Programa de Habitação Rural, por meio do Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Com o Projeto Esperança 1 foram beneficiadas 37 unidades habitacionais, agora com a entrega das casas do Projeto Esperança 2 são mais 42 casas e o Projeto Esperança 3 beneficiará mais 43 agricultores, o que representa um total de 122 novas casas para os agricultores cruz-machadenses.