Administração municipal apresenta Programa de Transporte de Calcário

A Prefeitura de Cruz Machado, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, promoveu nessa segunda-feira, 3, no auditório do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR), um encontro com os agricultores do município. O evento teve como objetivo realizar a entrega simbólica do britador móvel e de apresentar o Programa de Transporte de Calcários aos agricultores cruz-machadenses.

O evento contou com a presença do prefeito de Cruz Machado, Antonio Luis Szaykowski, secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Silmar Kazenoh, presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (CMDR) e presidente do STR, Silvio Kazenoh, vereadores, secretários municipais, professores e alunos da Casa Familiar Rural, representantes das entidades da agricultura familiar e agricultores.

 

Durante a reunião o prefeito Szaykowski comentou sobre a importância de todas as ações desenvolvidas pela administração municipal em prol da agricultura familiar, com ênfase para a aquisição do britador móvel e também para o transporte de calcário. “O Programa Transporte de Calcário é um grande legado que a nossa administração municipal vai deixar para a história da agricultura familiar de Cruz Machado. É um projeto que foi construído de forma democrática, com o envolvimento de todas as instituições que representam a agricultura familiar, através do Conselho Municipal do Desenvolvimento Rural”, comenta.

O presidente do CMDR, Silvio Kazenoh, falou sobre a importância do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural e que uma das atribuições do conselho é colaborar em tudo o que está relacionado ao desenvolvimento do município, principalmente ao desenvolvimento rural. “O que acontece no desenvolvimento rural, em consequência, contribui em todo o desenvolvimento do nosso município. Se no nosso município, que é agrícola, a agricultura vai bem, todos os outros setores também vão bem”, acredita.

 

O Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural também tem como objetivo ouvir toda a população do município e do que eles necessitam em questões de desenvolvimento rural. O conselho tem o apoio da Prefeitura de Cruz Machado, pois juntos podem tomar decisões e buscar alternativas diversas para o meio rural.

Os monitores da Casa Familiar Rural de Cruz Machado, Sandra Brixi e Samoel Salles, comentaram sobre a importância desse método de ensino para o município. A Casa Familiar Rural foi fundada em 2009 e é uma instituição que pode auxiliar na melhoria da renda dos produtores rurais e especialmente fazer com que os jovens tenham novas expectativas de vida e permaneçam vivendo no meio rural, com dignidade e maior qualidade de vida. “A Casa Familiar Rural e é de extrema importância pelo fato que tem uma metodologia de ensino voltada para os jovens do meio rural, dando um suporte técnico para que permaneçam nas suas propriedades, desenvolvendo novas atividades ou aprimorando outras já trabalhadas com suas famílias”, comentam os monitores.

Britador Móvel

A administração municipal da Prefeitura de Cruz Machado adquiriu, pela primeira vez no município, um britador móvel. O britador móvel é um equipamento estratégico, que pode ser levado facilmente em qualquer lugar do município de forma rápida e ágil, fazendo com que o transporte do material chegue às estradas muito mais rápido e com custo reduzido.

O novo equipamento custou R$ 314.250,00, que foi pago totalmente com recursos próprios do município, através do processo licitatório, que teve como vencedora a empresa Comércio de Máquinas e Serviços Eireli. “O britador móvel vai ajudar a conservar e cuidar melhor das nossas estradas, pois temos mais de três mil quilômetros de estradas rurais em nosso município. É uma ferramenta importante, adquirida com recursos próprios do município”, comenta o prefeito, Antonio.

 

O trabalho de recuperação de estradas rurais tem como objetivo garantir a melhor trafegabilidade e o acesso de veículos. A Administração Municipal vem realizando trabalhos de manutenção e recuperação das estradas rurais no município, com o propósito de oferecer condições para que os produtores, moradores e alunos que utilizam as estradas do interior, tenham segurança e conforto para o tráfego. O britador móvel auxiliará nas obras de readequação das estradas rurais.

Programa de Transporte de Calcário

O Programa de Transporte de Calcário, Adubo Químico, Orgânico e Hortifrutigranjeiro beneficia com o transporte gratuito os produtores rurais que realizam aquisição dos insumos. O programa tem como objetivo fomentar a produção agropecuária em Cruz Machado e foi discutido com o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural.

Com a execução do programa o valor das aquisições dos calcários será barateado em mais de 50%. O que torna caro o calcário é o frete e a execução do programa tem como objetivo principal subsidiar esse valor. “A partir do momento em que o agricultor coloca o calcário no solo, a produção vai melhorar, a produtividade vai aumentar, vai melhorar no custo de produção, vai pagar menos na aquisição do calcário e terá mais benefícios na produção”, acredita o secretário de Agricultura, Silmar Kazenoh.

Além do caminhão, a administração municipal da Prefeitura de Cruz Machado também disponibilizou R$ 300 mil para a contratação de uma empresa que também subsidiará o frete do transporte do calcário. A ação tem como objetivo que mais agricultores do município possam ser atendidos pelo subsídio.

Os produtores interessados no Programa de Transportes de Calcário devem procurar a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, para realizar o cadastro no projeto. Para fazer parte do Programa de Transporte de Calcário os agricultores devem atender aos seguintes requisitos:

• Sejam proprietários, meeiros, arrendatários, posseiros ou assentados de Programa de Reforma Agrária, dentro dos limites territoriais de Cruz Machado;

• Realizarem cadastro na Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, responsável pela organização do transporte;

• Adotarem técnicas adequadas de manejo do solo, conforme orientação dos técnicos da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente ou outros órgãos de assistência técnica;

• Apresentarem comprovação de venda de produção agropecuária no ano anterior, através de nota de produtor rural;

• Apresentar análise de solo;

• Apresentar certidão negativa de Débitos Municipais;

• Apresentar comprovantes / notas fiscais / recibos da compra dos produtos agrícolas a serem transportados.

Os casos que não se enquadrarem nos critérios estabelecidos, serão analisados pela Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente. Cada produtor rural terá direito de uma carga dos produtos agrícolas constantes da Lei. Sendo necessário mais de um transporte, o produtor rural deverá aguardar que todos os demais inscritos no programa sejam contemplados pelo transporte.

Ocorrendo irregularidade na aplicação dos incentivos previstos na lei, constatada por visita técnica na propriedade, e com emissão de laudo técnico, o produtor rural infrator perderá o direito a futuros incentivos e benefícios concedidos pela Municipalidade, pelo período de dois anos.

Os agricultores deverão realizar suas compras através das cooperativas ou pela Central das Associações. Após a compra, será gerado o boleto e o agricultor realizará o pagamento e apresentará o comprovante na Secretaria da Agricultura, que realizará o processo de buscar os insumos e realizar a entrega.