Secretaria da Educação promove palestra sobre autismo

Palestra Autismo Educação Cruz Machado

O encontro foi ministrado pelas professoras da Apae de União da Vitória

A Secretaria Municipal de Educação realizou nesta quinta-feira, 27, uma palestra sobre o Autismo. O encontro foi ministrado pelas professoras da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de União da Vitória, Carmen Ligia Gruner Barbosa e Andréa Cristina dos Santos. Participaram do encontro os professores de sala de recurso e classe especial das Escolas Municipais Bronislau Kapusniak, Boleslau Sobota, Lauro Müller Soares e Helena Kolody e do Centro Municipal de Educação Infantil Vovó Cecilia.

Segundo a Secretária Municipal de Educação, Oliveti Brautigam, a palestra teve como objetivos esclarecer de como identificar uma criança com autismo e como trabalhar abordando a questão da inclusão; ofertar ações e estratégias de formação; e oferecer informações sobre a convivência e as formas de tratamento das crianças portadoras de autismo. “A palestra ofereceu informações importantes para serem utilizadas pelos professores no dia-a-dia em sala de aula, com o propósito de interagir concretamente em situações de aprendizagem”, acredita.

Autismo

O autismo é um transtorno global do desenvolvimento marcado por três características fundamentais: inabilidade para interagir socialmente; dificuldade no domínio da linguagem para comunicar-se ou lidar com jogos simbólicos; e padrão de comportamento restritivo e repetitivo. O grau de comprometimento é de intensidade variável: vai desde quadros mais leves, como a síndrome de Asperger (na qual não há comprometimento da fala e da inteligência), até formas graves em que o paciente se mostra incapaz de manter qualquer tipo de contato interpessoal e é portador de comportamento agressivo e retardo mental.