Várias atividades marcaram o domingo da Festa da Erva-Mate e do Rodeio Crioulo
A Comissão Organizadora para o Desenvolvimento e Aperfeiçoamento da Cultura da Erva-Mate (Codacem) e o Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Laços do Sul, com o apoio da Prefeitura de Cruz Machado, promovem a 4ª Festa da Erva-Mate, o XIII Rodeio Crioulo Interestadual e o 62º aniversário do município de Cruz Machado.
Neste domingo, 30 de novembro, milhares de pessoas passaram pelas festividades. O dia foi marcado por muito chimarrão, exposições de empresas, tiros de laço, dança do cepo e disputas do rodeio. A novidade deste ano foi a 1ª Corrida Rústica da Erva-Mate, que foi promovida pela Secretaria Municipal de Esportes. Ao todo, 11 competidores disputaram a corrida de 10 quilômetros que teve a seguinte colocação: 1º lugar
No período da tarde houve as apresentações de talentosos artistas locais e regionais, com show de gaita, violão e muita música gaúcha que tomou conta do ambiente da festa. Também foi realizado o 2º Concurso da Maior Folha da Erva-Mate, em que 31 agricultores trouxeram de suas propriedades as folhas. Houve empate na terceira maior folha com 26 centímetros que ficou com Samuel Walczak e Ronaldo Ulbinski, a segunda maior foi de Jacó Frankenberger, com 26,1 cm, e a grande campeã com 26,4 cm foi do Jean Carlos Furlan.
A Comissão Organizadora, o CTG Laços do Sul e a Prefeitura de Cruz Machado agradecem a presença de todos neste grande evento. A todos que fizeram esta festa ser especial, o nosso Muito Obrigado!