Unidade Básica de Saúde Ludovica Karaz oferece atendimentos de qualidade
A Unidade Básica de Saúde Ludovica Karaz, no distrito de Santana, foi inaugurada em dezembro de 2015 e está oferecendo mais conforto aos pacientes e funcionários. Com uma infraestrutura qualificada e adequada aos procedimentos na área da saúde, o local é moderno e dispõem de vários serviços de qualidade à população.
Diariamente são atendidas mais de 100 pessoas. São realizados vários atendimentos importantes na área da saúde, como: atendimento médico, atendimento odontológico, farmácia básica, curativos, vacinas, inalação, esterilização de materiais, coleta de exames laboratoriais, entre outros.
O recurso da obra foi liberado pelo Governo Federal, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), no valor de R$ 512.000,00. A Prefeitura de Cruz Machado também investiu mais de R$ 90 mil.
Unidade Básica de Saúde
As Unidades Básicas de Saúde são locais em que a população pode receber atendimentos básicos e gratuitos em clínica geral. Os principais serviços oferecidos pelas UBS são consultas médicas, inalações, injeções, curativos, vacinas, coleta de exames laboratoriais, tratamento odontológico, encaminhamentos para especialidades e fornecimento de medicação básica.
Ludovica Karaz
Ludovica Litka Karaz era filha de Francisco Litka e Wanda Kozcodai e nasceu em 21 de agosto de 1937, sendo a segunda filha do casal, que teve 10 filhos. Casou-se aos 19 anos com o senhor Tadeu Karaz. No seu casamento teve 11 filhos, sendo um em óbito recém-nascido. Criou seus 10 filhos, sete homens e três mulheres. Viveu uma vida harmoniosa dedicada à família e à sociedade. Sempre foi procurada pelos vizinhos para socorrer nas doenças, tornando-se assim uma protetora, sendo motivada e incentivada a fazer um curso de parteira com diplomação. Frequentou o curso de Aperfeiçoamento de Parteira Prática, em 1985, certificado pela Secretaria de Estado da Saúde e do Bem-Estar Social do Estado do Paraná.
A senhora atendeu muitas gestantes, auxiliando com muita segurança os partos pélvicos, inclusive partos gemelares. Trabalhou 38 anos em prol das famílias do distrito de Santana e regiões. Fez o primeiro parto como parteira em 1975, realizando aproximadamente dois mil partos ao longo de toda vida. Teve a grande alegria de realizar o parto do primeiro bisneto a cerca de 20 anos atrás. Efetuou o último parto no ano de 2006.
Quase todos os partos eram atendidos nas residências e Ludovica ficava com a família de dois a três dias, deixando a casa e filhos aos cuidados de seu esposo. Além do parto, ela ajudava a lavar as roupas, fazendo comida e cuidava do bebê depois de nascer. Em algumas residências não tinha onde dormir, então dormia sentada em uma cadeira ao lado do fogão. Nunca abandonou a família, mesmo em condições precárias em que algumas se encontravam. Não deixou de prestar seus serviços a ninguém quando foi solicitada. Atendeu muitos partos em sua casa, acolhendo a mãe e recém-nascido por três dias. Era procurada também por mulheres que não conseguiam engravidar e com seus remédios caseiros muitas conseguiam ter o filho, como também as mães a procuravam para fazer remédios caseiros para as crianças, como: xaropes, remédio para vermes e até massagens nas crianças e gestantes.
Mesmo depois da descoberta de um câncer ainda realizou alguns partos. Faleceu no dia 3 de janeiro 2011, aos 74 anos, deixando-nos um exemplo de voluntariado para a sociedade. Foi uma mulher forte, guerreira e batalhadora dedicando grande parte da vida ao trabalho em prol da comunidade. Por isso a justa homenagem de identificar a Unidade Básica de Saúde de Santana com o nome UBS Ludovica Karaz.