UM SÉCULO DE HISTÓRIA: Igreja Luterana do Brasil comemora 100 anos em Cruz Machado

Sim! Um século de história, um século levando a Palavra de Deus, um século da presença da Igreja evangélica Luterana do Brasil em Cruz Machado.

Como foi o começo?

Em 1910, o Governo Federal abriu uma colonização no sul do estado do Paraná, com o nome de Núcleo colonial Federal “Cruz Machado”, que mais tarde virou município de Cruz Machado. Esta colonização atraiu imigrantes europeus e agricultores do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Um dos colonos que veio do rio Grande do Sul chamava-se Josepf Mundel, membro do pastor John Busch, em Rio do Peixe, hoje município de Getúlio Vargas, RS. Mundel entrou em contato com seu ex-pastor solicitando atendimento pastoral para a região.

No início de 1920, uma comissão de três pastores se deslocou para o sul do Paraná: Jonh F.K.Busch, Conrad J. Wachholz e Emil Muller. Em 9 de fevereiro de 1920, os três pastores celebraram o primeiro culto na casa de Josepf Mundel, no local chamado rio da Areia. Este local está hoje submerso pela barragem da Usina Hidrelétrica de Foz da Areia. O primeiro pastor da IELB a residir em Cruz Machado foi Germano José Beck, que chegou à cidade em 1921. Inicialmente, morava na casa de um leigo, Edmundo Diesel. Em 4 de setembro de 1921, o pastor José Beck foi instalado pastor em Cruz Machado. (Textos extraídos do mensageiro luterano de jan./fev. de 2020).

A semente plantada em Cruz Machado frutificou, e, por um século, entre momentos de vacâncias de pastores, de dificuldade devido à guerra, e tantos outros obstáculos, a Igreja Evangélica Luterana do Brasil, permaneceu firme em Cruz Machado. Hoje a paróquia Cristo eleva sua GRATIDÃO aos céus pelas bênçãos derramadas sobre o trabalho ao longo desse século. Gratidão a Deus, aos pastores que aqui passaram, os todos que exerceram cargos de liderança, aos membros da paróquia, ao povo dessa cidade e ao poder público que andou sempre com a nossa querida IELB. “Até aqui nos ajudou o Senhor”. 1 Sm.7.12 DEUS SEJA LOUVADO!

*Texto fornecido pela IELB*

A Gestão Cruz Machado para Todos parabeniza a Comunidade Luterana pelo seu centenário em nosso município. Comunidade que foi sempre parceira em grandes oportunidades e diversos momentos. A nossa gratidão a tudo que fizeram, fazem e representam para Cruz Machado.