Secretarias desenvolvem atividades do Programa Saúde na Escola
O Programa Saúde na Escola (PSE) visa à integração e articulação permanente da educação e da saúde, proporcionando melhoria da qualidade de vida para os estudantes. Cruz Machado foi beneficiado pelo programa e seis unidades escolares estão recebendo as atividades do projeto.
Nessa quarta-feira, 19, representantes da Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Saúde, e das escolas beneficiadas, estiveram reunidos para discutirem as propostas e atividades que serão desenvolvidas neste ano.
O projeto é desenvolvido pelas nutricionistas Kelly Paintner Barczak (educação) e Daniela Gavasso Wierzbicki (saúde), que desenvolvem palestras nas áreas do projeto e aplicam o trabalho nas escolas. Os profissionais envolvidos com o projeto são divididos em três Grupos de Trabalho Intersetorial (GTI), dois da saúde e um da educação, para a aplicação das atividades.
Estão beneficiadas pelo projeto os Centros de Educação Infantil Vovó Cecília, Antiocho Pereira, Maria Gaioski Busch, a Escola Municipal Professor Bronislau Kapusniak e os Colégios Estaduais Helena Kolody e Estanislau Wrublewski.
Segundo a Secretária da Educação, Oliveti Brautigam, os temas das atividades desenvolvidas estão às prevenções de doenças, saúde bocal, alimentação e nutrição, obesidade, entre outros assuntos. “Em breve também haverá atendimentos odontológicos na Escola Municipal Professor Bronislau Kapusniak e no Colégio Estadual Estanislau Wrublewski”, comenta.
O PSE tem como objetivo contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino.
No PSE a criação dos territórios locais é elaborada a partir das estratégias firmadas entre a escola, a partir de seu projeto político-pedagógico e a unidade básica de saúde. O planejamento destas ações do PSE considera: o contexto escolar e social, o diagnóstico local em saúde do escolar e a capacidade operativa em saúde do escolar. A escola é a área institucional privilegiada deste encontro da educação e da saúde: espaço para a convivência social e para o estabelecimento de relações favoráveis à promoção da saúde pelo viés de uma educação integral.