Secretaria de Saúde realiza campanha de prevenção à Hantavirose
A Secretaria Municipal de Saúde de Cruz Machado, junto com a Vigilância Sanitária, comunica a população em geral quanto a Hantavirose: É uma doença perigosa, que pode ser fatal. Ela é causada por um vírus presente na urina, fezes e saliva dos ratos que vivem no mato (rato do arroz, rato da taquara).
A Hantavirose é transmitida através da respiração de poeiras contaminadas com vírus existentes na urina, fezes e saliva de ratos do mato, principalmente em locais fechados. Também se pode pegar a doença pela mordida do rato do mato.
Os sintomas no começo parecem com os da gripe ou outras doenças, a pessoa sente febre, dor de cabeça, dores pelo corpo, tosse seca e falta de ar. Também podem ocorrer náuseas, vômitos e diarreia.
Pessoas que tem mais chances de contrair a Hantavirose, são pessoas que tem contato com o rato de mato, por exemplo: Agricultores, Pescadores, Trabalhadores de áreas de reflorestamento, quem vive ou trabalha no campo, quem varre ou dorme em locais fechados há muito tempo, como galpões, paióis, armazéns, casas rurais, casas de campo entre outros.
Como evitar esta doença
A única forma de combater é através da prevenção, como:
• Na limpeza de ambientes como, barracos, paióis, utiliza-se água sanitária diluída em água, molha-se o chão e espera por 30 minutos para começar a limpeza;
• É altamente recomendável arejar o local, abrindo portas e janelas, isso ajudará a eliminação do vírus;
• Ao limpar os ambientes, o manipulador deverá usar vestimenta adequada e equipamentos de proteção;
• Não deixe madeira, lixos ou entulhos inúteis acumulados perto da casa;
• Não durma ou descanse diretamente no mato ou em paióis que tenha vestígios de ratos;
• A água e os alimentos que serão consumidos devem ser guardados em recipientes muito bem fechados.
Mais informações entrar em contato com a Vigilância Sanitária