Cruz Machado promove Saúde na Praça

A Prefeitura de Cruz Machado, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu nesta segunda-feira, 1º, na Praça Papa Pio XII, o tradicional “Saúde na Praça”. O evento contou com a presença do prefeito de Cruz Machado, Antonio Luis Szaykowski, Secretária Municipal de Saúde, Halina Krajewska, diretores, professores e alunos dos colégios estaduais e escolas municipais, e a população em geral. O evento faz parte da programação das atividades do 62º aniversário de Cruz Machado.

Durante todo o dia foi realizado atendimentos básicos de saúde, orientações de exames e prevenção de doenças. Houve tendas sobre a orientação e encaminhamento, com sigilo, para teste rápido do HIV/AIDS; Diabetes, com teste de glicose e orientações; Dengue, Chagas, Raiva, Gripe H¹N¹, Hantavirose e outros; Hiperdia e Vacinas, com verificação de Pressão Arterial e orientação; entre outas ações voltadas na área da saúde.

O Programa Saúde na Praça tem como objetivo proporcionar a população do município atividades que colaborem para promoção e manutenção e qualidade de vida. A ação da “Saúde na Praça” é importantíssima, pois se trata de um trabalho de prevenção. Quando o Poder Público oferece este tipo de serviço e a população adere o resultado e é benéfico a todos.

Também no dia 1º de dezembro é internacionalmente instituído como o Dia Mundial de Combate à AIDS. É uma data para que o mundo una forças para a conscientização sobre essa doença. Desde o final dos anos 80, tal dia vigora no calendário de milhares de pessoas ao redor do mundo. Segundo a Organização Mundial da Saúde, ao final de 2007, 33 milhões de pessoas conviviam com o vírus do HIV no planeta, e diariamente surgem 7.500 novos casos.