Secretaria de Educação promove atividades da Semana Pedagógica
A Semana Pedagógica é uma reunião de professores e funcionários da rede de ensino que é realizada em fevereiro e julho na semana que antecede a volta às aulas. Durante essa semana são discutidos e tratados assuntos referentes à importância da educação, organização do trabalho pedagógico, temáticas do cotidiano escolar, além de abordarem o planejamento para o ano letivo e recebem orientações que visam à melhoria na qualidade de ensino.
A Secretaria de Educação e Cultura está desenvolvendo nesta semana atividades da “Semana Pedagógica” para os professores da rede municipal de ensino. Nessa terça-feira, 21, os professores das escolas municipais Bronislau Kapusniak, Boleslau Sobota, Lauro Müller Soares, Milene da Silva Barczak e dos centros de educação infantil Vovó Cecilia da Silva, Antiocho Pereira e Maria Gaioski Busch participaram do encontro que aconteceu no auditório da igreja luterana.
O encontro contou com a presença do prefeito, Antonio Luis Szaykowski, secretária de Educação e Cultura, Oliveti Brautigam, secretário de Transportes, Lucinei Johann, diretores, professores, funcionários e estágios das unidades de ensino. O encontro também contou com uma apresentação do Grupo de Teatro do departamento de Cultura.
Esta é a segunda etapa da Semana em 2015 e complementa a capacitação realizada em fevereiro, durante o primeiro semestre escolar. Durante o dia houve palestra para todos os docentes da rede municipal, com o tema “Função Docente: Desafios e Perspectivas”, também houve cursos sobre “Alfabetização e Direito de Aprendizagem”, “Alfabetização Matemática”, “Brinquedos e Brincadeiras para o Desenvolvimento Psicomotor da Criança”, “Linguagem e Aprendizagens na Educação Infantil”, entre outros.
A Semana Pedagógica tem como pressuposto oportunizar um trabalho coletivo, com a participação de todos os sujeitos do cotidiano escolar. As discussões buscam refletir sobre a realidade da escola e seu entorno com o objetivo de identificar situações que promovessem o envolvimento de todos com a qualidade no processo pedagógico e na aprendizagem.