Reunião decide novas presidências da Amsulpar e Cisvali
A Associação dos Municípios do Sul Paranaense (Amsulpar) realizou nesta terça-feira, 9, uma reunião para decidir a nova presidência da associação e também do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Iguaçu (Cisvali). Também foi apresentada a prestação de contas do segundo semestre deste ano, de ambas as instituições, e a avaliação das atividades realizadas em 2014. Cruz Machado foi representado pelo prefeito Antonio Luis Szaykowski, vice-prefeito, Edison José Warken, e o Secretário Municipal de Obras, Ernani Barczak.
Na ocasião os representantes dos municípios que compõem a Amsulpar, presentes na reunião, decidiram por reeleger o prefeito de Cruz Machado, Antonio Luis Szaykowski, como presidente da Amsulpar e o prefeito de União da Vitória, Pedro Ivo Ilkiuv, como vice-presidente.
Szaykowski comenta sentir-se bastante lisonjeado pela reeleição a presidência e pela confiança que os prefeitos depositaram no seu trabalho. “Apesar dos desafios no nosso município fico feliz em trabalhar em prol da nossa região e das prefeituras”. Ele também agradeceu o apoio da assessoria jurídica e administrativa, dos secretários e de todas as pessoas envolvidas com a Associação, principalmente pela parceria dos prefeitos dos nove municípios. “Juntos conseguimos avançar com as atividades e com certeza teremos muitos trabalhos a serem realizados no próximo ano”, acredita.
A atual presidente do Cisvali e prefeita de Porto Vitória, Marisa de Fátima Ilkiu de Souza, foi reconduzida pela assembleia e assume novamente a presidência do Consórcio, juntamente com o prefeito de General Carneiro, Joel Martins Ferreira, no cargo de vice-presidente.
Marisa, que já vinha a frente do Consórcio, trabalhando com a Secretária Executiva do Cisvali, Silvia Andadre, diz estar satisfeita com o resultado dos trabalhos realizados ao longo dos dois últimos anos. “Recuperamos muitas coisas que o Consórcio havia perdido entre elas a realização do concurso público.”
Ela também observa que todo o trabalho realizado no Cisvali reflete na população dos nove municípios, e afirma que ainda têm muitas questões a serem trabalhadas, com outras frentes de trabalho. “O objetivo é atingir novas metas e abranger outros sistemas de saúde, para dessa forma atender as necessidades dos municípios”, explica Marisa.
Ao final da reunião, também foram discutidas algumas questões referentes aos trabalhos do programa Patrulha do Campo, que de acordo com o coordenador da Companhia de Desenvolvimento Agrícola do Paraná (Codapar), Jair Pedro Vendruscolo, as atividades do Programa retornam no dia cinco de janeiro de 2015. “Estivemos reunidos com os representantes da Secretária de Infraestrutura e Logística do Paraná, e na oportunidade eles afirmaram que dia cinco os trabalhar da patrulha reiniciam”, comenta.
Fonte: Assessoria Amsulpar