Retorno às aulas presenciais: Secretaria de Educação e Cultura realiza Semana Pedagógica

Conforme o calendário escolar de 2022, nos dias 3 e 4 de fevereiro os professores retornaram para as suas respectivas escolas/Cmeis para organizar o estudo e planejamento destinado ao retorno presencial dos alunos que está ocorrendo hoje, 7 de fevereiro. 

 No dia 3, o retorno dos professores e funcionários foi marcado com a recepção das Boas-vindas dos diretores e equipes pedagógicas. Ainda no período da manhã, houve uma formação via Meet, com o escritor, professor e palestrante Alex Gruber, conterrâneo de nosso município, sobre o tema: “Transformando desafios em oportunidades”.

No período da tarde, os professores de Educação Infantil, tiveram uma formação presencial, com a professora Doutora Nájela Tavares Ujiie da UNESPAR de Paranavaí, parceira de longas datas, sobre o tema Planejamento de Contexto e sessão na Educação Infantil: aspectos a serem pensados. No dia anterior a professora Doutora Nájela ministrou uma palestra com os diretores das escolas /Cmeis sobre o tema Gestão Educacional: nova racionalidade e função da escola do século XXI.

Os demais professores permaneceram em suas respectivas escolas, a fim de realizar seus estudos e planejamentos, organizados segundo os critérios estabelecidos pela direção e equipe pedagógica de cada escola.

No dia 4 de fevereiro, diretores, equipes pedagógicas e professores tiveram uma explanação via Meet, com a assistente social Juliana Sembay do CREAS sobre o tema “Apresentação do trabalho que será executado no centro de referência especializado de Assistência Social — CREAS”. Nos demais momentos, os professores permaneceram em suas respectivas escolas/ Cmeis, de modo a realizar seus estudos e planejamentos, organizados conforme os critérios estabelecidos pela direção e equipe pedagógica de cada escola.

Este início de ano letivo também ocorreu de forma diferenciada devido estarmos vivendo novamente um momento bastante delicado por conta da pandemia causada pela Covid-19, onde a programação ocorreu internamente em cada escola, seguindo todos os protocolos de prevenção, como o uso obrigatório de máscaras, álcool em gel e distanciamento.