Rede de Atendimento e Proteção à Criança e ao Adolescente é oficialmente lançada no município

O dia de hoje representa um passo adiante na busca da tão sonhada e prometida proteção integral da população infatojuvenil de Cruz Machado. Foi oficialmente lançada, em evento realizado na Câmara Municipal, a Rede de Atendimento e Proteção à Criança e ao Adolescente no município.

Realizado na manhã desta quinta-feira (20), estiveram presentes o prefeito municipal, Antonio Luis Szaykowski; secretária de Assistência Social, Silvana Luzia Rosnowski; secretária de Saúde, Graziela Braun; secretária de Educação e Cultura, Eliane Matzenbacher; assistente social do Ministério Público, Michele Tesluk; assistente social da Secretaria da Justiça, Família e Trabalho de União da Vitória – SEJUF Liliane Weisshaar; representante do Ministério Público PR, Rubia Andressa Schmidt; representante da Polícia Militar, Cabo Allan Vito; Presidente do Conseg, José de Oliveira; além de representantes do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA, Conselho Tutelar, diretores das Escolas Municipais, Cmeis e Colégios Estaduais, secretários municipais e equipes das secretárias e o público em geral.

O evento iniciou com a composição da mesa e fala das autoridades. Na sequência a palestrante do dia, Michele Tesluk, realizou sua explanação, abordando assuntos de interesse e relacionados com a Rede. Por fim, a equipe da Secretaria de Assistência Social entregou aos órgãos públicos e entidades um certificado de entidade parceira da Rede de Proteção.

Em cumprimento com a Lei nº 13.431/2017, que institui o “Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente Vítima ou Testemunha de Violência” e posteriormente o Decreto nº 9.603/2018 que regulamenta referida Lei comprometido com a causa da criança e do adolescente, o prefeito Antônio Luis Szaykowski, por meio do Decreto n° 3968, de 19 de outubro de 2022, institui a Rede de Atendimento e Proteção à Criança e ao Adolescente no município de Cruz machado, juntamente com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Cruz Machado – o CMDCA, a qual articulou com os responsáveis pelas pastas das políticas Socias de Assistência Social, Saúde e Educação.

O propósito para isso é mobilizar os profissionais das mais diversas áreas de atuação, e serviços públicos já existentes, destinados ao atendimento e proteção de crianças e adolescentes de nosso município, como peças fundamentais dessa grande engrenagem, o qual é a rede de Proteção e Atendimento a Criança e ao Adolescente, moverem-se de forma articulada, comprometida, conectada, e pactuarem entre seus pares, o compromisso em zelar pela plena efetivação de direitos infantojuvenis e, mais especificamente, de coibir a violência contra crianças e adolescentes.