Professores recebem treinamento do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido pelos governos federal, dos estados e municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do terceiro ano do ensino fundamental.

O Pacto é organizado pelo Ministério da Educação (MEC), e a Secretaria Municipal de Educação realiza os encontros a cada mês, com os professores do primeiro clico e das escolas multisseriadas.

O programa tem duração de dois anos. Neste ano está sendo desenvolvidas atividades voltadas para a alfabetização e português. Ano que vem o foco será a alfabetização e matemática.

A Secretaria Municipal de Educação também promove encontros com os professores das escolas municipais e colégios estaduais, que aplicam oficinas de várias áreas aos professores do pacto, como da educação especial, matemática e língua portuguesa.

Dentro dessa visão, a alfabetização é, sem dúvida, uma das prioridades nacionais no contexto atual, pois o professor alfabetizador tem a função de auxiliar na formação para o bom exercício da cidadania.