Proerd forma 195 crianças em Cruz Machado

Formatura Proerd Cruz Machado

O Proerd trabalha ações para a prevenção ao uso de drogas entre crianças em idade escolar

O Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) consiste em uma ação conjunta entre a Polícia Militar, escolas e famílias, no sentido de prevenir o abuso de drogas e a violência entre estudantes e ajudá-los a reconhecer as pressões e as influências diárias que contribuem ao uso de drogas e à prática de violência, desenvolvendo habilidades para resisti-las. O programa foi desenvolvido nas escolas municipais, entre uma parceria da Polícia Militar, Secretaria Municipal de Educação e Prefeitura Municipal.

Na noite dessa quinta-feira, 15, aconteceu, no Ginásio Municipal Luis Otto, a formatura de 195 crianças do quinto ano das escolas municipais Bronislau Kapusniak, Boleslau Sobota, Lauro Müller e Milene da Silva Barczak.

Esteve presente na cerimônia o prefeito Antonio Luis Szaykowski, o sargento Massaneiro da Polícia Militar de Cruz Machado, a Secretária Municipal de Educação, Oliveti Brautigam, o Secretário Municipal de Esportes, José Dirceu Swed, o representante da Câmara Municipal, vereador Norberto Carlos Nowak, e o diretor da Apae de Cruz Machado e também vereador, Edson Luis Beuren. Também estiveram presentes os diretores, pedagogos e professores das escolas municipais.

O programa trabalha ações para a prevenção ao uso de drogas entre crianças em idade escolar, o qual foi desenvolvido através de fornecimento de informações aos estudantes sobre álcool, tabaco e drogas afins; ensinar aos estudantes as formas de dizer não às drogas; ensinar aos estudantes a tomar decisões e as consequências de seus comportamentos; e trabalhar a autoestima das crianças, ensinando-as a resistir às pressões que as envolvem.

De acordo com o prefeito Antonio Luis Szaykowski o programa é fundamental para a formação de uma sociedade mais igualitária, sendo que é um trabalho preventivo contra as drogas e a violência. “Esperamos que o reflexo deste trabalho continue acontecendo na vida dessas crianças e de suas famílias”, acredita o prefeito.