Prefeitura de Cruz Machado investe R$ 1,09 milhão em novo contrato do Programa Horas Máquina

A Prefeitura de Cruz Machado anunciou nesta semana a assinatura de um novo contrato para a execução dos atendimentos do programa Horas Máquina. Regulamentado pela lei municipal n.º 1.411/2013, o programa é uma iniciativa que visa incentivar a produção e o desenvolvimento do município, subsidiando parte do custo dos serviços executados nas propriedades dos munícipes, indústrias e outros.

Com um investimento total de R$ 1.094.495,00, os serviços deste novo contrato serão realizados com o auxílio de uma retroescavadeira hidráulica, uma carregadeira frontal e uma escavadeira hidráulica, totalizando 4 mil horas contratadas. A administração municipal tem como objetivo atender todos os cadastros que atualmente estão na fila de espera, proporcionando um avanço significativo nas operações de apoio aos produtores cruz-machadenses. Nesta nova etapa, os serviços serão executados pelas empresas Leoni Aparecida Szala Siedlowski LTDA e João Antonio Cubas, contratadas via processo licitatório

Nos três anos de execução do programa na atual administração, 1.180 agricultores já foram beneficiados, somando cerca de 5.300 horas máquina. O programa Horas Máquina tem como principal objetivo incentivar projetos voltados para a recuperação e conservação do solo e meio ambiente, facilitar o escoamento da produção agropecuária, possibilitar melhorias nas comunidades, fomentar e estimular o desenvolvimento municipal e apoiar a instalação de novas indústrias no município.

A Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente continuará sendo a responsável pela gestão do programa. Os produtores rurais interessados em participar devem se dirigir diretamente à Secretaria de Agricultura, apresentando os seguintes documentos: matrícula atualizada do imóvel ou contrato de compra/arrendamento, RG, CPF, liberação ambiental (quando necessário), nota de produtor, CAD/PRO e comprovação de quitação com os tributos municipais. Cada cadastro dá direito a 5 horas máquina.

Esta nova etapa do programa Horas Máquina reafirma o compromisso da Prefeitura de Cruz Machado em promover o desenvolvimento sustentável e a prosperidade da comunidade local, assegurando que os recursos sejam utilizados de forma eficaz e equitativa para beneficiar a todos.