Prefeitos da Amsulpar prestigiam 4ª Festa da Erva-Mate

Os prefeitos da Associação dos Municípios Sul Paranaense (Amsulpar) estiveram neste sábado, 29 de novembro, no parque do CTG Laços do Sul, participando da a 4ª Festa da Erva-Mate, o XIII Rodeio Crioulo Interestadual e do 62º aniversário do município de Cruz Machado. O evento está sendo promovido pela Comissão Organizadora para o Desenvolvimento e Aperfeiçoamento da Cultura da Erva-Mate (Codacem) e o CTG Laços do Sul, com o apoio da Prefeitura de Cruz Machado. Também esteve presente os meios de comunicação da região, que realizaram transições ao vivo de entrevistas com as autoridades presentes no encontro.

O evento contou com a presença do prefeito de Cruz Machado e presidente da Amsulpar, Antonio Luis Szaykowski, prefeito de Paula Freitas, Mauro Feliz dos Santos, prefeita de Porto Vitória, Marisa de Fátima Ilkiu de Souza, prefeito de União da Vitória, Pedro Ivo Ilkiv, o prefeito de Mallet, Rogério da Silva Almeida, vereadores, secretários municipais, equipe de governo e autoridades.

Para o prefeito de Cruz Machado o conjunto de ações promovidas durante a 4ª Festa da Erva-Mate possuem com uma grande importância para agricultura familiar. A ideia do evento é que a erva-mate seja cada vez mais reconhecida com fonte de recurso do município, gerando uma economia importante para as famílias, comércio e empresas. “A erva-mate também possui uma importância na geração de emprego. O cultivo da erva-mate é uma grande fonte de renda para a nossa agricultura familiar. Nós vemos os agricultores melhorando as suas residências, seus veículos, tratores, implementos agrícolas, e mudado a realidade econômica da nossa região, graças ao cultivo dessa cultura”, acredita Antonio Luis Szaykowski.

O município de Cruz Machado é reconhecido nacionalmente como o maior produtor de erva-mate do Brasil. Segundo dados da Secretaria Municipal da Agricultura, Seab e Deral, somente em 2013 a área de plantação da erva-mate foi de 4.500 hectares e a produção foi de 70 mil toneladas. O valor da produção no município no ano passado foi de R$ 73.056.200,00, em que aproximadamente 80% da população do município possui o cultivo da erva-mate. Além da facilidade de manejo, o preço tem incentivado o investimento na cultura. A cidade possui sete ervateiras que classificam, desidratam e moem o produto e a maior parte da produção é enviada para outras cidades do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, e também para o Uruguai e Argentina.