Prefeito Antonio busca recursos em Brasília

O prefeito Antonio Luis Szaykowski esteve nessa terça-feira, 25, e quarta-feira, 26, em viagem a Brasília. O prefeito encaminhou projetos, e conversou com os assessores dos ministérios em busca de recursos para Cruz Machado.

Na terça-feira o prefeito esteve no gabinete do Deputado Federal Assis do Couto, conversando sobre ações e projetos para o município. Na sequência esteve no Ministério da Saúde, conversando com o assessor Felipe de Oliveira sobre o programa Estratégia da Saúde da Família (ESF). No encontrou também encaminhou a solicitação de mais um profissional do Programa Mais Médicos para Cruz Machado. Também esteve no Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), com o assessor Rafael Ferreira Simões Pires, tratando sobre máquinas.

Ainda na terça-feira, o prefeito Antonio juntamente com o prefeito de Bituruna, Constantino de Lara Ribas, e o prefeito de Pinhão, Dirceu de Oliveira, participaram da audiência dos municípios alagados sobre assuntos referentes a aumentos e repasses. O prefeito assistiu a audiência sobre o projeto de Lei da Câmara 315/2009, que prevê aumento da Compensação Financeira pela Utilização dos Recursos Hídricos (CFURH) destina aos municípios sedes de usinas e alagados, de 45% para 65%. A mudança no rateio da CFURH incrementa a receita em 44% beneficiando 725 municípios, incluindo Cruz Machado. A Associação Nacional dos Municípios Sedes de Usinas Hidroelétricas (AMUSUH) prevê também o aumento de 25% para 30% a parcela do ICMS arrecadado pelos estados e transferidos aos municípios e também de outros projetos de leis.

Na quarta-feira o prefeito esteve com a assessora Simone no Ministério da Agricultura, conversando sobre assuntos referentes à agricultura e readequações de estradas. Ainda na quarta-feira esteve novamente no gabinete do Deputado Federal Assis do Couto conversando sobre mais projetos e ações para o município.