Paraná Alfabetizado forma 50 alunos em Cruz Machado
O Paraná Alfabetizado é uma parceria entre o Governo do Estado do Paraná, Ministério da Educação, Programa Brasil Alfabetizado, prefeituras municipais, demais organizações governamentais e sociedade civil, coordenado pela Secretaria de Estado da Educação.
O maior objetivo do Programa é a universalização da alfabetização aos jovens, adultos e idosos paranaenses não alfabetizados com 15 anos ou mais, na perspectiva da superação e/ou redução do analfabetismo, garantindo o acesso à leitura e à escrita como direito à educação básica e como instrumentos de cidadania, tendo como princípios o respeito à sua diversidade sociocultural e suas expressões de educação e cultura popular.
Também é objetivo do programa garantir alfabetização ao maior número possível de jovens, adultos e idosos residentes no Paraná e possibilitar condições para a continuidade da escolarização aos que foram alfabetizados. Cada chamamento do programa tem a duração de oito meses. O alfabetizador e coordenador local devem desenvolver, respectivamente, as atividades pedagógicas em dez horas semanais.
Em Cruz Machado o projeto foi coordenado pela Elisiane Pimentel e teve como alfabetizadoras as professoras Cleide Kotlewski, Ignéia Ribeiro Dobkowski, Joceli Frankenberger, Jociane dos Santos, Maria Aparecida Otto e Tatiane Waligura.
A formatura dos alunos de 2014 aconteceu na sexta-feira, 12 de dezembro, no salão comunitário do bairro São José. Ao todo, 50 alunos do município concluíram o curso. O evento contou com a presença do coordenador do projeto em Bituruna, Nelson Storl Brzozowski, da alfabetizadora Célia Santana, e também de 30 alunos da cidade vizinha. O evento também contou com a presença do prefeito de Cruz Machado, Antonio Luis Szaykowski, e também da professora coordenadora do projeto em 2013, Simone Aparecida Otto.