Matadouro Municipal é interditado por tempo indeterminado

Na última terça-feira, 09, o Secretário Municipal de Agricultura, Silmar Kazenoh, acompanhado de sua equipe, com a equipe da Vigilância Sanitária e do setor de Cadastro e Tributação, além da Assessoria Jurídica do município, do veterinário responsável pelo Serviço de Inspeção Municipal (SIM), Márcio Senna e do prefeito Antonio Luis Szaykowski, que participou de maneira remota, realizaram uma reunião com o objetivo de promover uma discussão sobre Matadouro Municipal,  e a atual situação do mesmo, que está interditado desde hoje, 11 de março, devido a problemas em sua documentação.

A interdição deve-se ao fato de que o termo de cessão de uso do Matadouro venceu e não foi renovado, e, por não apresentar mais legitimidade em continuar no imóvel, não é possível o licenciamento. Foi concedido pela gestão anterior um alvará provisório até 31 de dezembro de 2020, porém, após este período, não foi solucionada a questão legal da permanência da empresa no imóvel, tão pouco houve manifestação em apresentação de documentos para regularização dos alvarás. Existe ainda a necessidade de melhorias na estrutura do matadouro para atender a legislação sanitária e oferecer o produto, que é a carne, com qualidade à população.

O imóvel do Matadouro é de propriedade do Município, e cedido para uma empresa particular, que faz o gerenciamento do empreendimento e é responsável pelos abates com intuito de fornecer o serviço aos munícipes. A Prefeitura de Cruz Machado apenas auxilia com a contratação de um veterinário para a inspeção da carne, conforme prevê a lei municipal. A administração reconhece a situação do matadouro e estará tentando buscar soluções para o caso. O matadouro é responsabilidade do proprietário, de caráter particular e não público.