Grupo das Vovós do distrito de Santana recebe nova casa

A Associação de Proteção à Maternidade e à Infância (Apmi), em parceria com a Prefeitura de Cruz Machado, realizou nesta quarta-feira, 3, no salão paroquial no distrito de Santana, um almoço de encerramento das atividades de 2014 dos Grupos das Vovós de Cruz Machado e do distrito de Santana. Esteve presente no encontro o prefeito, Antonio Luis Szaykowski, o vice-prefeito, Edison José Warken, a presidente da Apmi e coordenadora do Programa Gênero e Geração, Rosa Szaykowski, a Secretária Municipal da Saúde, Halina Krajewska, e autoridades locais.

O encontro teve início na manhã, com celebração de santa missa e em seguida foi servido o almoço para as integrantes dos grupos. Antes do almoço o prefeito Antonio comentou sobre todas as ações que a administração vem realizando em prol da terceira idade, sobre os benefícios na área da saúde para o distrito de Santana e todo o município, e também sobre a reforma do novo espaço para os encontros das vovós de Santana.

A Apmi de Cruz Machado realiza semanalmente encontros com as vovós, que envolvem atividades de pinturas em tecido, confecção de acolchoados, atividade de recreação, entre outras ações. Elas também fazem parte das atividades do Programa Gênero e Geração.

No início da tarde foi realizada a entrega oficial da reforma da nova casa para as vovós do distrito de Santana. Antes, os encontros eram realizados no prédio da sub-prefeitura. O prefeito Antonio realizou a entrega oficial da chave da casa para a presidente do Grupo das Vovós de Santana. Agora, com a reforma do novo espaço, as vovós contam com um prédio apropriado e adequado para as atividades. A reforma do espaço foi realizada pela prefeitura, através de recursos próprios, e foram investimentos mais de R$ 9 mil.

O espaço também será utilizado para o Clube de Mães que será formando no próximo ano, que envolverá atividades de geração de renda. Atualmente o Grupo das Vovós do distrito de Santana é formado por 20 integrantes e as atividades são coordenadas pela Ana Milczuk.