Cruz Machado receberá novas casas do Programa Nacional de Habitação Rural

Cruz Machado receberá novas casas do Programa Nacional de Habitação Rural (1) (800x553)O prefeito de Cruz Machado, Antonio Luis Szaykowski, realizou nesse mês uma reunião para discutir detalhes do projeto do Programa Nacional de Habitação Rural, em que o município será beneficiado com a construção de novas 26 moradias. O encontro contou com a presença da Coordenadora Regional da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar) de União da Vitória, Daniele Aparecida Pires, Chefe do Escritório Regional, Orlando Senff Junior, secretária de Assistência Social e Habitação, Juliana Sembay, e representante do Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) Cruz Machado, Osmar Schipanski.

Cruz Machado já entregou 119 novas residências aos munícipes, sendo 37 casas do Programa Nacional de Habitação Rural, por meio da Emater; 42 residências também do Programa de Habitação Rural, por meio do Sindicato dos Trabalhadores Rurais; e 40 habitações do “Programa Minha Casa, Minha Vida”.

O projeto é uma parceria entre a Cohapar, Emater, Banco do Brasil e Prefeitura de Cruz Machado. Durante o momento também foram discutidas ações para a elaboração de novos projetos de habitação urbana e rural para o município.

Programa Nacional de Habitação Rural

O “Programa Nacional de Habitação Rural” foi criado no âmbito do “Programa Minha Casa, Minha Vida” e tem como objetivo subsidiar a produção de unidades habitacionais aos agricultores familiares e trabalhadores rurais. O projeto abrange todos os municípios nacionais, independentemente do número de habitantes, que são concedidos diretamente às pessoas físicas, trabalhadores rurais ou agricultores familiares.

O Programa de Habitação Rural tem como finalidade reduzir o déficit habitacional rural, incentivando a manutenção da família no campo e oferecendo moradia digna por meio de construção de novas moradias. O objetivo do programa também é incentivar que o produtor permaneça na propriedade, produzindo alimentos e gerando fonte de renda ao município.