Cruz Machado discute estratégias do Programa Brasil sem Misérias

Durante a reunião foram discutidas estratégias para o Programa Brasil sem Misérias em Cruz Machado

O prefeito Antonio Luis Szaykowski realizou nessa terça-feira, 18, uma reunião com os representantes do Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater). Estiveram presentes a responsável pelo território Vale do Iguaçu, Terezinha Wengien Monte, o gerente regional da Emater de União da Vitória, Cleacir Junior Dallagnol, o Técnico da Emater de Cruz Machado, José Nelson Zubiaurre, o técnico agrícola, Osmar Schipanski, o engenheiro agrônomo da Prefeitura, Roberto Plewka e a coordenadora do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), Karina Muehlbauer.

No encontro foram discutidos assuntos referentes ao Programa Brasil sem Miséria. O propósito principal do programa é gerar fonte de renda para as famílias carentes e também inserir elas socialmente nos programas oferecidos pelo governo.

O primeiro passo do projeto será uma reunião entre a Emater e as Secretarias da Agricultura e Assistência Social, para traçarem planos e estratégias para a aplicação do diagnóstico. A segunda etapa será a aplicação do diagnóstico, para o enquadramento das famílias no programa. As visitas e as aplicações dos questionários serão realizadas em todo município, buscando preencher as vagas de 130 famílias, que possuam critérios dentro do Brasil sem Misérias. O prazo para o diagnóstico e a seleção das famílias é até final de maio.

Segundo engenheiro agrônomo, Roberto Plewka, o programa já deve estar em andamento em junho. “No primeiro semestre será realizada a parte dos diagnósticos e cadastro das famílias para o projeto. O segundo semestre será destinado a parte prática do programa, buscando os resultados traçados”, comenta.

No segundo semente as famílias cadastradas receberão o investimento financeiro do Governo Federal e também do município. A ideia inicial é que as famílias invistam na produção de horticultura. A Secretaria da Agricultura disponibilizará toda a assistência técnica para os beneficiados. Cada família receberá também o material de estufa para plantação e sistema de irrigação. Após a produção, o município ajudará as famílias no transporte dos produtos e também na comercialização.

Programa Brasil sem Misérias

O Programa Brasil Sem Miséria tem como objetivo superar a extrema pobreza. Com essa iniciativa, o Governo Federal reforça o compromisso de incentivar o crescimento com distribuição de renda, reduzindo desigualdades e promovendo inclusão social.

O plano se organiza em três eixos: garantia de renda, para alívio imediato da situação de extrema pobreza; acesso a serviços públicos, para melhorar as condições de educação, saúde e cidadania das famílias; e o terceiro de inclusão produtiva, para aumentar as capacidades e as oportunidades de trabalho e geração de renda entre as famílias mais pobres do campo e das cidades.

Com o objetivo de promover a inclusão social e produtiva da população rural extremamente pobre do Paraná, o Instituto Emater realiza a integração deste plano com outras políticas públicas de inclusão social e produtiva em vigência como é o caso do Pro Rural, Família Paranaense e Mercados Institucionais (PAA e PNAE), entre outros.

Coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), o Programa Brasil Sem Miséria envolve ministérios em sua gestão, além de contar com a parceria de estados e municípios.