CRUZ MACHADO AGORA ESTÁ NO MAPA! Município foi reconhecido nacionalmente como integrante do Mapa do Turismo Brasileiro.

Na última semana, o município de Cruz Machado foi oficialmente reconhecido como membro integrante do Mapa do Turismo Brasileiro. Esta grande conquista foi obtida através de um longo ano de trabalho da Gestão Cruz Machado para Todos, por meio da Secretaria de Turismo e Conselho Municipal de Turismo (este que também foi reconhecido como conselho oficial do município de Cruz Machado).

A inclusão envolveu ações como a construção de leis relacionadas as políticas públicas do turismo, criação do Conselho de Turismo, criação do Fundo Municipal de Turismo, desenvolvimentos de planejamentos anuais, reuniões com a Instância de Governança Regional do Sul do Paraná, dentre outros documentos de praxe para ingresso.

O QUE É MAPA DO TURISMO BRASILEIRO?

O Mapa do Turismo reúne municípios com real vocação turística ou impactados pelo setor de viagem. O objetivo é nortear a definição de políticas públicas, incluindo a destinação de recursos do Ministério do Turismo para obras de infraestrutura e oferta de cursos de qualificação profissional, por exemplo.

É o Mapa que define o recorte territorial que deve ser trabalhado prioritariamente pelo Ministério a partir de critérios pré-estabelecidos. Ou seja: se um município quiser participar da política nacional de turismo, ser beneficiário das ações do Ministério do Turismo ou mesmo pleitear recursos junto ao órgão é necessário estar oficialmente no Mapa.