Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural discute projetos

O CMDR tem como objetivo ouvir toda a população do município e do que eles necessitam em questões de desenvolvimento rural.

O Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (CMDR) realizou na quinta-feira, 6 de março, no auditório do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR), a reunião mensal.

Estiveram presentes no encontro os representantes das entidades, o presidente do CMDR, Silvio Kazenoh, o Secretário Municipal da Agricultura, Silmar Kazenoh, o prefeito Antonio Luis Szaykowski e também contou com a presença de agricultores.

No encontro foi discutido o projeto sobre o programa de transporte de calcário, adubo químico, orgânico e hortifrutigranjeiro, que tem como propósito beneficiar com o transporte gratuito os produtores rurais que realizam aquisição dos subsídios e também promover a produção agropecuária de Cruz Machado.

O projeto prevê que para efetivar a execução do programa, a Secretaria Municipal da Agricultura deverá realizar o cadastro dos agricultores familiares rurais e associações de produtores interessados. Também deverá realizar reuniões e palestras, com a finalidade de esclarecer aos produtores rurais sobre a importância do programa.

Poderá fazer parte do programa os agricultores familiares e associações de produtores rurais que atendam aos seguintes requisitos: sejam proprietários, meeiros, arrendatários, posseiros, assentados do programa de reforma agrária, dentro dos limites territoriais do município de Cruz Machado; realizem cadastro na Secretaria da Agricultura, responsável pela organização do transporte; adotem técnicas adequadas de manejo do solo, conforme orientação dos técnicos da secretaria, ou de outros órgãos de assistência técnica; apresentem comprovação de venda de produção agropecuária no ano anterior, através de nota de produtor rural; apresentar análise de solo; apresentar certidão negativa de débitos municipais; apresentar comprovantes de compras dos produtos a serem transportados. Caso algum produtor não se enquadre nos requisitos, a situação será analisada pelo CMDR.

Cada agricultor terá direito até uma carga. Caso tenha necessidade de mais cargas, será realizada somente depois dos outros inscritos serem atendidos pelo menos uma vez. O projeto já está definido. Agora entrará para discussão e votação na Câmara Municipal.

Projeto Inseminação Artificial de Bovinos

O CMDR discutiu no encontro de fevereiro a formulação do projeto do Programa de Inseminação Artificial de Bovinos. Todos as questões e os pontos foram formulados e discutidos pelos membros do conselho. O projeto já está definido e entrará para discussão e votação na Câmara Municipal.

O projeto prevê que o Programa de Inseminação Artificial de Bovinos será desenvolvido através da Secretaria Municipal de Agricultura. O programa tem como objetivo incentivar a melhoria do plantel genético do gado leiteiro, visando uma melhoria na produção de leite.

Para execução do programa, os interessados deverão realizar um cadastro dos pequenos produtores rurais, ingressar no programa e participarem de reuniões e palestras, com a finalidade de esclarecer aos produtores rurais sobre as vantagens da implantação do programa.

O produtor rural que pretende participar do programa deve apresentar parte da renda mensal proveniente da área rural, na atividade leiteira, devidamente comprovado com a nota de produtor rural, da venda do leite; ser produtor de leite e já atividade em andamento, cooperado ou não de cooperativas. Também deverá apresentar comprovantes de vacinação Aftosa, atestado médico veterinário da realização de exames de brucelose e tuberculose dos animais.

O CMDR

O CMDR tem como objetivo ouvir toda a população do município e do que eles necessitam em questões de desenvolvimento rural. O conselho tem o apoio da Prefeitura Municipal de Cruz Machado, pois juntos podem tomar decisões e buscar alternativas diversas para o meio rural.

Cada entidade escolheu dois representantes, sendo um titular e um suplente. O CMDR é formado por 22 integrantes, representando por diversas entidades do município, como a Coopafi, ACM, Associação São Marcos – Aatrusma, Cresol, Associação Lageado Liso – Aatrul, Associação Acopal, Associação Oito de Novembro, Associação Aatrusp, Associação Encantilado – Aatre, Sicoob, Associação São Miguel, Associação Salva Vidas, Associação Palmeirinha Sul, Câmara dos Vereadores, Casa Familiar Rural, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Prefeitura Municipal, Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Obras, Emater e Banco do Brasil.