Serviços Prestados ao Cidadão – Sala do Empreendedor

Abertura de MEI

O que é: O Microempreendedor Individual (MEI) é uma categoria de empresário de pequeno porte, criada para formalizar profissionais autônomos e microempresas. Ele oferece uma série de benefícios, como simplificação da tributação, emissão de nota fiscal e acesso a crédito.

Quando Solicitar: Quando o autônomo buscar formalizar seu negócio de forma simples e econômica.

Público-alvo: Qualquer pessoa.

Requisitos, documentos e informações: Documento de identificação (RG ou CNH); CPF; Comprovante de endereço; Senha da conta gov.br; E-mail; Número do celular. Não ficam retidos.

Prazo Máximo: Serviço prestado na hora da solicitação, considerando que os sistemas estejam disponíveis.

Taxas ou preço público: Gratuito.

Canais para solicitar: Eletrônico: Sala do Empreendedor Digital Presencial: Sala do Empreendedor – Aos fundos da Prefeitura Municipal, Localizada na Avenida Vitória, 251 – Centro – 84620-000 – Pavimento térreo; Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8:30h às 16:30h. Telefone: 0800 642 3326 – Sala do Empreendedor, Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8:30h às 16:30h. Whatsapp: 42 35541223 – Sala do Empreendedor, Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8:30h às 16:30h. Email: saladoempreendedorcruzmachado@gmail.com

Principais etapas: De forma Eletrônica: 1. Acessar o Portal Eletrônico: Sala do Empreendedor Digital, aba “Serviços”, “Formalização(abertura de MEI)”, acessar o sistema com Usuario e Senha do Gov.br: Criar um login e senha do cidadão (caso não tenha), e aumentar o nível da conta para selo ouro. 2. Informe os dados solicitados, como endereço, telefone, e-mail e dados da empresa que será formalizada.3. Ao finalizar, o sistema irá apresentar 03 (três) opções: Emitir o CNPJ, Emitir o CCMEI – Certificado de Condição de Micro empreendedor Individual e, Emitir o DAS – Documento de Arrecadação Simplificada. Emita e salve os documentos que julgar necessários. Presencialmente: 1. Dirija-se até a Sala do Empreendedor – Aos fundos da Prefeitura Municipal, Localizada na Avenida Vitória, 251 – Centro – 84620-000 – Pavimento térreo; Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8:30h às 16:30h. 2. Apresente os documentos pessoais (CPF, RG ou CNH), o comprovante de residência do responsável e comprovante de endereço do estabelecimento (se diferente do residencial) e a senha da conta Gov.br. 3. Um atendente da Sala do Empreendedor fará o processo eletrônico para você.

Legislação: LEI Nº 1.799/2022 – DATA: 23 DE SETEMBRO DE 2022.

Observações: Não há.

Órgão responsável: SALA DO EMPREENDEDOR.

Manifestação sobre o serviço: Para registrar uma reclamação, denúncia, elogio ou sugestão, utilize o Canal de Ouvidoria Municipal.

Alteração de dados do MEI

O que é: Alterações de dados do MEI. Como endereço, atividades econômicas, entre outros.

Quando Solicitar: Quando o empresário precisa atualizar as informações do seu MEI.

Público-alvo: Pessoa jurídica.

Requisitos, documentos e informações: Login e Senha da conta do Gov.br e as novas informações a serem atualizadas.

Prazo Máximo: Serviço prestado na hora da solicitação, caso o sistema esteja disponível.

Taxas ou preço público: Gratuito.

Canais para solicitar: Eletrônico: Sala do Empreendedor Digital Presencial: Sala do Empreendedor – Aos fundos da Prefeitura Municipal, Localizada na Avenida Vitória, 251 – Centro – 84620-000 – Pavimento térreo; Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8:30h às 16:30h. Telefone: 0800 642 3326 – Sala do Empreendedor, Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8:30h às 16:30h. Whatsapp: 42 35541223 – Sala do Empreendedor, Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8:30h às 16:30h. Email: saladoempreendedorcruzmachado@gmail.com

Principais etapas: De forma Eletrônica: 1. Acessar o Portal Eletrônico: Sala do Empreendedor Digital, aba “Serviços”, “Alteração de MEI”, acessar o sistema com Usuario e Senha do Gov.br. 2. Corrigir o(s) dado(s) que desejar. 3. Ao finalizar, o sistema irá apresentar a opção de Emitir o novo CCMEI – Certificado de Condição de Micro empreendedor Individual com os dados atualizados. Emita e salve o documento se julgar necessário. Presencialmente: 1. Dirija-se até a Sala do Empreendedor – Aos fundos da Prefeitura Municipal, Localizada na Avenida Vitória, 251 – Centro – 84620-000 – Pavimento térreo; Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8:30h às 16:30h. 2. Apresente os documentos pessoais (CPF, RG ou CNH), as informações que desejam ser atualizadas e a senha da conta Gov.br. 3. Um atendente da Sala do Empreendedor fará o processo eletrônico para você.

Legislação: LEI Nº 1.799/2022 – DATA: 23 DE SETEMBRO DE 2022.

Observações: Não há.

Órgão responsável: SALA DO EMPREENDEDOR.

Manifestação sobre o serviço: Para registrar uma reclamação, denúncia, elogio ou sugestão, utilize o Canal de Ouvidoria Municipal.

Declaração Anual de Faturamento (DASN)

O que é: A Declaração Anual de Faturamento do Simples Nacional para o Microempreendedor Individual é um documento que deve ser entregue anualmente à Receita Federal. As principais informações a serem apresentadas no DASN são as receitas obtidas durante o ano.

Quando Solicitar: Anualmente, entre janeiro e o último dia de maio.

Público-alvo: Pessoa jurídica.

Requisitos, documentos e informações: Relatório de receitas brutas mensais do ano anterior e o CCMEI – Certificado de Condição de Micro empreendedor Individual.

Prazo Máximo: Serviço prestado na hora da solicitação, caso o sistema esteja disponível.

Taxas ou preço público: Gratuito.

Canais para solicitar: Eletrônico: Sala do Empreendedor Digital Presencial: Sala do Empreendedor – Aos fundos da Prefeitura Municipal, Localizada na Avenida Vitória, 251 – Centro – 84620-000 – Pavimento térreo; Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8:30h às 16:30h. Telefone: 0800 642 3326 – Sala do Empreendedor, Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8:30h às 16:30h. Whatsapp: 42 35541223 – Sala do Empreendedor, Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8:30h às 16:30h. Email: saladoempreendedorcruzmachado@gmail.com

Principais etapas: De forma Eletrônica: 1. Acessar o Portal Eletrônico: Sala do Empreendedor Digital, aba “Serviços”, “Declaração Anual de Faturamento”, acessar o sistema com o número do CNPJ. 2. Selecionar o ano desejado e inserir o valor de faturamento obtido naquele ano. Emita e salve o recibo de entrega do DASN se julgar necessário. Presencialmente: 1. Dirija-se até a Sala do Empreendedor – Aos fundos da Prefeitura Municipal, Localizada na Avenida Vitória, 251 – Centro – 84620-000 – Pavimento térreo; Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8:30h às 16:30h. 2. Apresentar o Relatório de receitas brutas mensais do ano que deseja declarar e o CCMEI – Certificado de Condição de Micro empreendedor Individual. 3. Um atendente da Sala do Empreendedor fará o processo eletrônico para você.

Legislação: LEI Nº 1.799/2022 – DATA: 23 DE SETEMBRO DE 2022.

Observações: Não há.

Órgão responsável: SALA DO EMPREENDEDOR.

Manifestação sobre o serviço: Para registrar uma reclamação, denúncia, elogio ou sugestão, utilize o Canal de Ouvidoria Municipal.

Encerramento de MEI

O que é: O encerramento formal do MEI é o processo de baixa do CNPJ de microempreendedores que desejam encerrar suas atividades.

Quando Solicitar: Quando o empresário não deseja mais atuar formalmente como microempreendedor e precisa dar baixa em seu CNPJ.

Público-alvo: Pessoa jurídica.

Requisitos, documentos e informações: Login e senha do Gov.br.

Prazo Máximo: Serviço prestado na hora da solicitação, caso o sistema esteja disponível.

Taxas ou preço público: Gratuito.

Canais para solicitar: Eletrônico: Sala do Empreendedor Digital Presencial: Sala do Empreendedor – Aos fundos da Prefeitura Municipal, Localizada na Avenida Vitória, 251 – Centro – 84620-000 – Pavimento térreo; Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8:30h às 16:30h. Telefone: 0800 642 3326 – Sala do Empreendedor, Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8:30h às 16:30h. Whatsapp: 42 35541223 – Sala do Empreendedor, Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8:30h às 16:30h. Email: saladoempreendedorcruzmachado@gmail.com

Principais etapas: De forma Eletrônica: 1. Acessar o Portal Eletrônico: Sala do Empreendedor Digital, aba “Serviços”, “Fechar MEI (Baixa)”, “Solicitar baixa” e acessar o sistema com o Login e senha do Gov.br. 2. Ler os termos e confirmar a baixa do MEI. 3. Ao finalizar, o sistema irá apresentar a opção de Emitir o novo CCMEI – Certificado de Condição de Micro empreendedor Individual com a situação de baixa. Emita e salve o documento se julgar necessário. Presencialmente: 1. Dirija-se até a Sala do Empreendedor – Aos fundos da Prefeitura Municipal, Localizada na Avenida Vitória, 251 – Centro – 84620-000 – Pavimento térreo; Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8:30h às 16:30h. 2. Apresente o Login e Senha do Gov.br 3. Um atendente da Sala do Empreendedor fará o processo eletrônico para você.

Legislação: LEI Nº 1.799/2022 – DATA: 23 DE SETEMBRO DE 2022.

Observações: Não há.

Órgão responsável: SALA DO EMPREENDEDOR.

Manifestação sobre o serviço: Para registrar uma reclamação, denúncia, elogio ou sugestão, utilize o Canal de Ouvidoria Municipal.

Emissão de guias DAS

O que é: O Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS) é utilizado para o recolhimento dos impostos devidos pelo MEI.

Quando Solicitar: Mensalmente, até o dia 20 de cada mês.

Público-alvo: Pessoa jurídica.

Requisitos, documentos e informações: CCMEI.

Prazo Máximo: Serviço prestado na hora da solicitação, caso o sistema esteja disponível.

Taxas ou preço público: Gratuito.

Canais para solicitar: Eletrônico: Sala do Empreendedor Digital Presencial: Sala do Empreendedor – Aos fundos da Prefeitura Municipal, Localizada na Avenida Vitória, 251 – Centro – 84620-000 – Pavimento térreo; Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8:30h às 16:30h. Telefone: 0800 642 3326 – Sala do Empreendedor, Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8:30h às 16:30h. Whatsapp: 42 35541223 – Sala do Empreendedor, Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8:30h às 16:30h. Email: saladoempreendedorcruzmachado@gmail.com

Principais etapas: De forma Eletrônica: 1. Acessar o Portal Eletrônico: Sala do Empreendedor Digital, aba “Serviços”, “Boletos DAS (Mensalidade MEI)” e acessar o sistema com o número do CNPJ. 2. Selecionar o mês que deseja e emitir e boleto 3. Salve ou imprima o arquivo como achar necessário. Presencialmente: 1. Dirija-se até a Sala do Empreendedor – Aos fundos da Prefeitura Municipal, Localizada na Avenida Vitória, 251 – Centro – 84620-000 – Pavimento térreo; Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8:30h às 16:30h. 2. Apresente o CCMEI. 3. Um atendente da Sala do Empreendedor fará o processo eletrônico para você.

Legislação: LEI Nº 1.799/2022 – DATA: 23 DE SETEMBRO DE 2022.

Observações: Não há.

Órgão responsável: SALA DO EMPREENDEDOR.

Manifestação sobre o serviço: Para registrar uma reclamação, denúncia, elogio ou sugestão, utilize o Canal de Ouvidoria Municipal.

Emissão de Certificado MEI

O que é: O Certificado de Microempreendedor Individual é um documento que comprova a inscrição do MEI e é emitido após a formalização do MEI.

Quando Solicitar: Quando o MEI precisa de uma comprovação oficial de seu status de microempreendedor.

Público-alvo: Pessoa jurídica.

Requisitos, documentos e informações: CNPJ e login no Gov.br.

Prazo Máximo: Serviço prestado na hora da solicitação, caso o sistema esteja disponível.

Taxas ou preço público: Gratuito.

Canais para solicitar: Eletrônico: Sala do Empreendedor Digital Presencial: Sala do Empreendedor – Aos fundos da Prefeitura Municipal, Localizada na Avenida Vitória, 251 – Centro – 84620-000 – Pavimento térreo; Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8:30h às 16:30h. Telefone: 0800 642 3326 – Sala do Empreendedor, Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8:30h às 16:30h. Whatsapp: 42 35541223 – Sala do Empreendedor, Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8:30h às 16:30h. Email: saladoempreendedorcruzmachado@gmail.com

Principais etapas: De forma Eletrônica: 1. Acessar o Portal Eletrônico: Sala do Empreendedor Digital, aba “Serviços”, “Emitir Comprovante de CNPJ” e acessar o sistema com o número do CNPJ. 3. Salve ou imprima o arquivo como achar necessário. Presencialmente: 1. Dirija-se até a Sala do Empreendedor – Aos fundos da Prefeitura Municipal, Localizada na Avenida Vitória, 251 – Centro – 84620-000 – Pavimento térreo; Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8:30h às 16:30h. 2. Apresente o CCMEI. 3. Um atendente da Sala do Empreendedor fará o processo eletrônico para você.

Legislação: LEI Nº 1.799/2022 – DATA: 23 DE SETEMBRO DE 2022.

Observações: Não há.

Órgão responsável: SALA DO EMPREENDEDOR.

Manifestação sobre o serviço: Para registrar uma reclamação, denúncia, elogio ou sugestão, utilize o Canal de Ouvidoria Municipal.

Consulta Prévia de Viabilidade

O que é: Verificação de viabilidade do endereço e atividades econômicas de empresas antes da formalização.

Quando Solicitar: Quando o empreendedor deseja formalizar um negócio em determinado local.

Público-alvo: Pessoa jurídica.

Requisitos, documentos e informações: Informações sobre o imóvel e a atividade econômica pretendida.

Prazo Máximo: Serviço prestado na hora da solicitação, caso o sistema esteja disponível.

Taxas ou preço público: Gratuito.

Canais para solicitar: Eletrônico: Sala do Empreendedor Digital Presencial: Sala do Empreendedor – Aos fundos da Prefeitura Municipal, Localizada na Avenida Vitória, 251 – Centro – 84620-000 – Pavimento térreo; Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8:30h às 16:30h. Telefone: 0800 642 3326 – Sala do Empreendedor, Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8:30h às 16:30h. Whatsapp: 42 35541223 – Sala do Empreendedor, Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8:30h às 16:30h. Email: saladoempreendedorcruzmachado@gmail.com

Principais etapas: 1. Solicitar a consulta; 2. Aguardar a aprovação da viabilidade.

Legislação: LEI Nº 1.799/2022 – DATA: 23 DE SETEMBRO DE 2022.

Observações: Não há.

Órgão responsável: SALA DO EMPREENDEDOR.

Manifestação sobre o serviço: Para registrar uma reclamação, denúncia, elogio ou sugestão, utilize o Canal de Ouvidoria Municipal.

Emissão de Alvará de Funcionamento

O que é: O Alvará atesta que a empresa está em conformidade com as leis e normas municipais, podendo assim operar legalmente.

Quando Solicitar: Quando o empresário estiver abrindo um novo negócio, mudando o endereço do seu negócio, alterando a atividade do seu negócio ou renovando a validade do seu alvará.

Público-alvo: Pessoa jurídica.

Requisitos, documentos e informações: CCMEI e inscrição municipal.

Prazo Máximo: Serviço prestado na hora da solicitação, caso o sistema esteja disponível.

Taxas ou preço público: Gratuito.

Canais para solicitar: Presencial: Sala do Empreendedor – Aos fundos da Prefeitura Municipal, Localizada na Avenida Vitória, 251 – Centro – 84620-000 – Pavimento térreo; Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8:30h às 16:30h. Telefone: 0800 642 3326 – Sala do Empreendedor, Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8:30h às 16:30h. Whatsapp: 42 35541223 – Sala do Empreendedor, Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8:30h às 16:30h. Email: saladoempreendedorcruzmachado@gmail.com

Principais etapas: Presencialmente: 1. Dirija-se até a Sala do Empreendedor – Aos fundos da Prefeitura Municipal, Localizada na Avenida Vitória, 251 – Centro – 84620-000 – Pavimento térreo; Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8:30h às 16:30h. 2. Apresente o CCMEI e a inscrição municipal ou o alvará vencido. 3. Um atendente da Sala do Empreendedor fará um novo alvará para você.

Legislação: LEI Nº 1.799/2022 – DATA: 23 DE SETEMBRO DE 2022.

Observações: Não há.

Órgão responsável: SALA DO EMPREENDEDOR.

Manifestação sobre o serviço: Para registrar uma reclamação, denúncia, elogio ou sugestão, utilize o Canal de Ouvidoria Municipal.

Emissão de NFS-E

O que é: A NFS-e, ou Nota Fiscal de Serviços Eletrônica, é um documento fiscal digital que comprova a prestação de um serviço ou venda de produto(s).

Quando Solicitar: A nota fiscal deve ser emitida sempre que houver uma operação de compra ou venda de produtos ou serviços.

Público-alvo: Pessoa jurídica.

Requisitos, documentos e informações: Login e Senha do portal eletrônico de emissão de notas fiscais e os dados da nota fiscal a ser feita.

Prazo Máximo: Serviço prestado na hora da solicitação, caso o sistema esteja disponível.

Taxas ou preço público: Gratuito.

Canais para solicitar: Eletrônico: Sala do Empreendedor Digital Presencial: Sala do Empreendedor – Aos fundos da Prefeitura Municipal, Localizada na Avenida Vitória, 251 – Centro – 84620-000 – Pavimento térreo; Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8:30h às 16:30h. Telefone: 0800 642 3326 – Sala do Empreendedor, Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8:30h às 16:30h. Whatsapp: 42 35541223 – Sala do Empreendedor, Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8:30h às 16:30h. Email: saladoempreendedorcruzmachado@gmail.com

Principais etapas: De forma Eletrônica: 1. Acessar o Portal Eletrônico: Sala do Empreendedor Digital, aba “Serviços”, “Emitir Nota Fiscal de Serviços MEI” ou “Emitir Nota Fiscal de Comércio” e acessar o sistema com o número do CNPJ e a senha cadastrada. 3. Preencha os dados requisitados e emita a nota fiscal. 3. Salve ou imprima o arquivo como achar necessário. Presencialmente: 1. Dirija-se até a Sala do Empreendedor – Aos fundos da Prefeitura Municipal, LLinhas de crédito da Fomento ParanáLinhas de crédito da Fomento Paranáocalizada na Avenida Vitória, 251 – Centro – 84620-000 – Pavimento térreo; Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8:30h às 16:30h. 2. Apresente o Login e Senha do portal eletrônico de emissão de notas fiscais e os dados da nota fiscal a ser feita. 3. Um atendente da Sala do Empreendedor fará o processo eletrônico para você.

Legislação: LEI Nº 1.799/2022 – DATA: 23 DE SETEMBRO DE 2022.

Observações: Não há.

Órgão responsável: SALA DO EMPREENDEDOR.

Manifestação sobre o serviço: Para registrar uma reclamação, denúncia, elogio ou sugestão, utilize o Canal de Ouvidoria Municipal.

Linhas de crédito da Fomento Paraná

O que é: A Fomento Paraná é uma instituição financeira de desenvolvimento do Governo do Estado do Paraná. Seu principal objetivo é fomentar o crescimento econômico do estado, oferecendo linhas de crédito com juros atrativos e condições especiais para micro, pequenas e médias empresas paranaenses.

Quando Solicitar: Quando o empreendedor paranaense precisa de recursos para investir no seu negócio

Público-alvo: Pessoa jurídica.

Requisitos, documentos e informações: CLIENTE / TOMADOR – PJ (Empresa). Documento de Constituição da Empresa: – Se Ltda ou Eireli: cópia do CONTRATO SOCIAL DE CONSTITUIÇÃO OU CONSOLIDADO; – Se Empresário Individual: cópia do REQUERIMENTO DO EMPRESÁRIO; – Se Microempreendedor Individual (MEI): cópia do CERTIFICADO DO MEI.Comprovante de Endereço recente do Empreendimento (recente, emitido em até 90 dias – Água; Luz; TV cabo ou Telefone Fixo; Carne IPTU último exercício).EXTRATO DO SIMPLES NACIONAL (caso optante pelo Simples Nacional); ou Cópia da DIPJ (para não optantes do Simples); ou DECLARAÇÃO DO CONTADOR (com respectivo CRC). Se MEI, não é necessário este item.Autorização para Consultas e Declarações – Pessoa Jurídica assinada. Incentivo na taxa de juros, CERTIFICADO de Curso válido “MANUAL – CURSOS DE CAPACITAÇÃO VÁLIDOS”. CLIENTE / TOMADOR – PF (Pessoa Física / Informal).Documento de Identificação (RG; CNH; Carteira de Trabalho; Carteira Profissional; Passaporte; ou CIE para estrangeiro), inclusive do cônjuge, se houver. Certidão de Casamento; ou Declaração de União Estável (ver modelo no FomentoNet); ou Averbação de Divórcio; ou Certidão de Óbito (se viúvo). Comprovante de Endereço recente (recente, emitido em até 90 dias – Água; Luz; TV cabo ou Telefone Fixo; Carne IPTU último exercício.).Autorização para Consultas e Declarações – Pessoa Física assinada.Incentivo na taxa de juros, CERTIFICADO de Curso válido conforme Comunicados postados no FomentoNet “MANUAL – CURSOS DE CAPACITAÇÃO VÁLIDOS”.SÓCIO(S) / PROPRIETÁRIO da Empresa.Documento de Identificação (inclusive do cônjuge).Certidão de Casamento; ou Declaração de União Estável (ver modelo no FomentoNet); ou Averbação de Divórcio; ou Certidão de Óbito (se viúvo).Comprovante de Endereço recente ((recente, emitido em até 90 dias – Água; Luz; TV cabo ou Telefone Fixo; Carne IPTU último exercício).AVALISTA(S). Documento de Identificação (inclusive do cônjuge). Certidão de Casamento; ou Declaração de União Estável (ver modelo no FomentoNet); ou Averbação de Divórcio; ou Certidão de Óbito (se viúvo). Comprovante de Endereço recente ((recente, emitido em até 90 dias – Água; Luz; TV cabo ou Telefone Fixo; Carne IPTU último exercício.).Comprovante de Renda – Cópia de Comprovante de Renda Bruta (recente, emitido em até 90 dias), será apurada a Renda Líquida RL – Autônomo, apresentar RPA (Recibo de Pagamento Autônomo), ou “Declaração Pessoal de Renda” (limitado a 2 salários mínimos) – modelo está no FomentoNet; – Agricultor, apresentar DAP(Pronaf) ou Notas (enviar dos últimos meses que possui), ou declaração do sindicato/cooperativa rural; – Aposentado, benefício do INSS; – Declaração de Contador com respectivo nº CRC informando a RL; – Declaração de IRPF do último exercício com recibo de entrega;

Prazo Máximo: Serviço prestado em até 10 dias para retorno da proposta de crédito. O processo completo pode levar mais tempo dependendo da tramitação da Fomento Paraná .

Taxas ou preço público: Solicitação e cadastro de proposta gratuita, encargos do financiamento de acordo com a Cédula de Crédito Bancária.

Canais para solicitar:Eletrônico: Sala do Empreendedor Digital Presencial: Sala do Empreendedor – Aos fundos da Prefeitura Municipal, Localizada na Avenida Vitória, 251 – Centro – 84620-000 – Pavimento térreo; Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8:30h às 16:30h. Telefone: 0800 642 3326 – Sala do Empreendedor, Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8:30h às 16:30h. Whatsapp: 42 35541223 – Sala do Empreendedor, Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8:30h às 16:30h. Email: saladoempreendedorcruzmachado@gmail.com

Principais etapas:De forma Eletrônica: 1. Acessar o Portal Eletrônico: Sala do Empreendedor Digital, aba “Créditos”, “Cadastrar Proposta”. 1. Você será direcionado a um formulário 2. Preencha os dados requisitados e anexe os documentos. 3. Salve a resposta e envie o formulário. Presencialmente: 1. Dirija-se até a Sala do Empreendedor – Aos fundos da Prefeitura Municipal, Localizada na Avenida Vitória, 251 – Centro – 84620-000 – Pavimento térreo; Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8:30h às 16:30h. 2. Apresente os documentos requisitados. 3. Um agente de crédito da Sala do Empreendedor fará a proposta de crédito e enviará para análise da Fomento para você.

Legislação: LEI Nº 1.799/2022 – DATA: 23 DE SETEMBRO DE 2022.

Observações: Não há.

Órgão responsável: SALA DO EMPREENDEDOR.

Manifestação sobre o serviço: Para registrar uma reclamação, denúncia, elogio ou sugestão, utilize o Canal de Ouvidoria Municipal.

Orientações Diversas Sobre Empresas

O que é: Auxilia em todas as etapas da jornada como Microempreendedor Individual (MEI). Desde a formalização do negócio até a gestão do dia a dia.

Quando Solicitar: Quando o cidadão quer tomar decisões importantes, garantir a legalidade do seu negócio e evitar problemas.

Público-alvo: Qualquer pessoa.

Requisitos, documentos e informações: Informações que sejam pertinentes.

Prazo Máximo: Serviço prestado na hora da solicitação, considerando que os sistemas estejam disponíveis.

Taxas ou preço público: Gratuito.

Canais para solicitar: Eletrônico: Sala do Empreendedor Digital Presencial: Sala do Empreendedor – Aos fundos da Prefeitura Municipal, Localizada na Avenida Vitória, 251 – Centro – 84620-000 – Pavimento térreo; Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8:30h às 16:30h. Telefone: 0800 642 3326 – Sala do Empreendedor, Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8:30h às 16:30h. Whatsapp: 42 35541223 – Sala do Empreendedor, Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8:30h às 16:30h. Email: saladoempreendedorcruzmachado@gmail.com

Principais etapas: De forma Eletrônica: 1. Acessar o Portal Eletrônico: Sala do Empreendedor Digital, aba “Contato” 2. Acessar o Whatsapp da Sala do Empreendedor e enviar uma mensagem com a dúvida que precisa ser esclarecida. Presencialmente: 1. Dirija-se até a Sala do Empreendedor – Aos fundos da Prefeitura Municipal, Localizada na Avenida Vitória, 251 – Centro – 84620-000 – Pavimento térreo; Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8:30h às 16:30h. 2. Apresente seu questionamento. 3. Um atendente da Sala do Empreendedor irá te ajudar.

Legislação: LEI Nº 1.799/2022 – DATA: 23 DE SETEMBRO DE 2022.

Observações: Não há.

Órgão responsável: SALA DO EMPREENDEDOR.

Manifestação sobre o serviço: Para registrar uma reclamação, denúncia, elogio ou sugestão, utilize o Canal de Ouvidoria Municipal.