Serviços Prestados ao Cidadão – Jurídico
Solicitação de Parecer Jurídico
O que é: A solicitação de parecer jurídico é um serviço disponibilizado pelo Departamento Jurídico da prefeitura, que possibilita a cidadãos e órgãos públicos requisitarem análises e orientações sobre questões legais específicas relacionadas ao Município.
Quando Solicitar:
- Quando houver incerteza sobre a interpretação de leis ou regulamentos municipais que possam impactar direitos ou deveres;
- Ao precisar de orientações sobre como proceder em processos administrativos, como pedidos de licença, autorizações ou registros;
- Quando surgirem conflitos entre normas municipais ou entre a legislação municipal e outras esferas legais, e o cidadão precisar de esclarecimento;
- Para entender melhor seus direitos e obrigações em relação a serviços públicos, tributos ou outras responsabilidades legais;
- Em situações onde há dúvidas sobre responsabilidades legais, como em casos de autuações ou penalidades administrativas;
- Estiver planejando iniciativas que envolvam a legislação municipal, como projetos sociais ou eventos, e precisar de orientações sobre conformidade legal.
Público-alvo: Qualquer pessoa.
Requisitos, documentos e informações:
O que deve ser entregue (retido) no momento da solicitação:
- – Nome completo do solicitante
- – CPF ou CNPJ
- – Endereço de contato
- – Telefone e e-mail
Descrição da Questão:
- – Contexto da solicitação
- – Referências a leis ou normas que possam ser relevantes
Documentação de Suporte:
- – Contratos
- – Autuações
- – Notificações
- – Qualquer outro documento que complemente a questão apresentada.
Prazo Máximo: O parecer é expedido em até 90 dias.
Taxas ou Preço Público: Gratuito
Canais para solicitar:
- Protocolo Eletrônico: Protocolo Eletrônico
- Presencial: Departamento de Protocolo – Avenida Vitória, 251, Centro, Sede da Prefeitura. Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16:30h.
- E-mail: juridicocruzmachado@gmail.com
Principais etapas:
- 1)Acessar o Protocolo Eletrônico;
- 2) Cadastrar um usuário e uma senha;
- 3) Preencha o formulário de solicitação de parecer jurídico, garantindo que todas as informações necessárias estejam completas e precisas;
- 4) Anexar documentos exigidos, incluindo a descrição da questão, documentos de suporte e a identificação pessoal;
- 5) Utilize o número do protocolo/processo para acompanhar o status da sua solicitação através do Protocolo Eletrônico, ou,
- 1) Compareça ao Departamento de Protocolo – Avenida Vitória, 251, Centro, Sede da Prefeitura. Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16:30h.
- 2) Protocole o requeimento com os documentos necessários
- 3) Utilize o número do protocolo/processo para acompanhar o status da sua solicitação através do Protocolo Eletrônico
Legislação:Não há legislação relacionada.
Observações: Não há
Órgão responsável: Departamento Juridico
Manifestação sobre o serviço: Para registrar uma reclamação, denúncia, elogio ou sugestão, utilize o Canal de Ouvidoria Municipal.