Aluno deficiente visual de Cruz Machado vence concurso de poesia
Quais são as suas dificuldades? Dificuldade é um impedimento, obstáculo ou aperto na vida de alguém. Mas até que ponto isso impede de sonhar e vencer? Uma criança com deficiência visual ganhar um concurso de poesia parece ser impossível, mas não para o pequeno grande sonhador Élio Ferreira dos Santos, de apenas 12 anos.
O menino, que não possui no dicionário da sua vida a palavra dificuldade, é de origem de uma família simples e humilde. Possui uma irmã e reside com os seus pais em uma casa simples na comunidade da linha Iguaçu Norte. A sua família chegou em Cruz Machado (PR) em 2011. Antes moravam no município vizinho de Pinhão (PR). Desde que chegou à Escola Municipal Professor Bronislau Kapusniak, todos os funcionários adaptaram-se a nova realidade do novo aluno e aprenderam juntos a vencer as dificuldades.
Élio possui a deficiência visual desde o nascimento. Segundo as professoras é um aluno aplicado, de aprendizagem fácil, bem auditivo, curioso e bastante questionador durante as atividades desenvolvidas em sala de aula. O relacionamento com os demais colegas é normal e todos sempre ajudam no desenvolvimento do seu aprendizado. Os livros e materiais são reescritos em braille em Francisco Beltrão (PR), sempre acompanhando o mesmo conteúdo dos colegas.
No período da manhã ele frequenta o quinto ano do ensino fundamental, com a professora Luciane Uss. Dois dias por semana, no período da tarde, o aluno participa do Centro de Atendimento Especializado ao Deficiente Visual (Caedv), com a professora Wilma Buchholz, na própria escola. No centro são desenvolvidas atividades referentes à leitura e escrita em braille, utilização do soroban para registro de quantidades e realização de cálculos matemáticos, orientação e mobilidade e atividades de vida autônoma, para que ele possa tornar-se uma pessoa independente, apesar de sua condição visual.
Neste ano os alunos dos quintos anos do ensino fundamental, de Cruz Machado, participaram do “Programa Um Olhar para o Futuro”, do Sistema das Cooperativas de Crédito Rural com Interação Solidária (Cresol). Como finalização do projeto houve um concurso a nível interestadual, entre Paraná e Santa Catarina, intitulado como “Poupar é olhar para o Futuro”, nas modalidades de desenho ou poesia. A turma de Élio optou pela categoria da poesia.
Com a ajuda da máquina de braille, Élio escreveu a poesia e a professora Wilma transcreveu para a escrita normal. O aluno ficou classificado em terceiro lugar no nível interestadual. O prêmio do concurso seria uma bicicleta. No entanto, os coordenadores do projeto, após consulta a professores e ao próprio Élio, consideraram viável substituir o prêmio por algo que pudesse contribuir mais significativamente no seu desenvolvimento e aprendizagem. Então, a bicicleta foi substituída por um notebook. “Estse é um exemplo, claro e verdadeiro de que não devemos ver a pessoa apenas naquilo que lhe falta, mas estimular e desenvolver ao máximo todos os sentidos e capacidades que lhe restam para que possa se sentir um cidadão, talvez diferente, mas nunca incapaz ou inferior”, comenta orgulhosa a professora Wilma.
Segundo a diretora da escola, Edilene Ferreira Lopes Baldessar, a importância da conquista do prêmio deve se ao trabalho em grupo desenvolvido na escola. “A conquista do prêmio mostra a valorização e que é possível superar todos os obstáculos das nossas vidas”, acredita.
O PRÊMIO
A entrega do prêmio aconteceu nesta terça-feira, 15, durante o 4º Encontro do Dia Internacional da Mulher Rural, que foi realizado em Capanema (PR). Durante o evento foi realizado a entrega de prêmios aos alunos, escolas e cooperativas participantes do Concurso do Programa Um Olhar para o Futuro.
Acompanharam Élio o seu pai, a Secretaria Municipal de Educação, Oliveti Brautigam, a diretora da escola, Edilene Ferreira Lopes Baldessar, a professora Wilma Buchholz, e o professor do projeto, Jonas Paulo Uss.
Numa mistura de alegria e emoção o aluno recebeu como premiação um notebook, uma poupança Cresol no valor de R$100,00, um kit de cofrinho da Família Cresol e um certificado de participação. A escola foi presenteada com um kit esportivo contendo uma rede de vôlei, duas bolas de vôlei, duas bolas de futsal e um jogo de xadrez. Ao todo foram recebidos 272 trabalhos, sendo 154 desenhos e 118 poesias. A poesia de Élio ficou classificada no terceiro lugar na categoria poesia.
O PROJETO
A Cresol Cruz Machado realizou o “Programa Um Olhar para o Futuro” que atendeu as quatro escolas do município. Ao todo são 15 turmas do quinto ano do ensino fundamental que participam do projeto. Mais de 270 alunos, que residem na cidade e no interior do município, tiveram uma nova visão sobre o cooperativismo. As aulas são ministradas pelo membro do Conselho Fiscal da Cresol, Jonas Paulo Uss.
O programa da Cresol conta com o apoio da Secretaria Municipal da Educação, diretores e professores das escolas. O programa foi desenvolvido pelo Instituto Infocos e Central Cresol Baser através de um projeto piloto no ano de 2011, com o intuito de levar o Cooperativismo Solidário ao espaço escolar, a fim de despertar nas crianças o interesse e o conhecimento sobre as organizações cooperativas e a sua importância para a sociedade atual.
A Educação Cooperativista ensina às crianças, a cidadania responsável e a necessidade de saber e estarem envolvidas nas questões sociais. Desta forma, elas podem compreender melhor sobre as responsabilidades em relação a elas mesmas, suas famílias, sua comunidade e o meio ambiente.
UM FUTURO MELHOR E MAIS SEGURO
Ainda sou muito jovem,
mas já penso no futuro,
vou poupar meu dinheiro
para ter um amanhã seguro.
Estou aprendendo
o que é cooperar,
para amigos e minha família
sempre ajudar.
Vou poupar meu dinheiro
Para pagar uma faculdade,
e tornar-me um cidadão
com respeito e humildade.
Essa é minha poesia
quando ler preste atenção,
vai poupando seu dinheiro
para ser um bom cidadão.
(Élio Ferreira dos Santos)