Ações do Programa Patrulha do Campo são paralisadas em Cruz Machado

Cruz Machado recebeu nesta semana os maquinários do Programa Patrulha do Campo e a equipe realizaria os serviços de readequações nas estradas das comunidades entre a Ponte dos Carneiros até a comunidade Pinaré Odessa, chegando ao distrito de Santana. O trecho projetado para manutenção de todo projeto é de 28 quilômetros. O início das obras aconteceria nesta semana. Porém, um comunicado recebido nesta terça-feira, 4, mudou os rumos das ações.

Em nota recebida via e-mail, segundo o Engenheiro e Diretor de Operações do Patrulha do Campo, Paulo Montes Luz, que por determinação superior e acordo com as empresas na semana passada, foi dada ordem da paralisação dos contratos das patrulhas mecanizadas a partir de 1º de novembro. Essa paralisação será de 60 dias, devendo ser normalizada no início de janeiro de 2015. Também em comunicado fornecido pelo Coordenador da Patrulha do Campo e Gerente de Planejamento, Jair Pedro Vendruscolo, conforme contatos com as entidades intervenientes do programa houve paralisação do processo operacional das Patrulhas do Campo em todo o Paraná.

O prefeito e presidente da Associação dos Municípios do Sul Paranaense (Amsulpar), Antonio Luis Szaykowski, acompanhado do Secretário Municipal de Obras, Ernani Barczak, esteve nesta quarta-feira, 5, na sede da Amsulpar para rever a situação decidida pelo Governo Estadual. No encontro juntamente com o Secretário Executivo do Consórcio de Desenvolvimento Paraná Sul (Cidepsul), Jaime Raul Allievi, e o Secretário Executivo da Amsulpar, Wagner Ari Neumann, debateram a situação e sobre as possíveis soluções para que o projeto seja realizado ainda neste ano em Cruz Machado.

O município paga mensalmente o valor de R$ 8.359,07 ao consórcio da Cidepsul, que gerencia o Patrulha do Campo. Todos os municípios da região da Amsulpar já foram atendidos, menos Cruz Machado, que seria o último. Foi entrado em contato com várias autoridades do Governo do Estado e o município aguarda novas notícias sobre a situação do projeto. A esperança é que o programa seja executado ainda este ano.

O prefeito Antonio também esteve reunido com o Deputado Estadual, eleito para exercício dos anos 2015 a 2018, Hussein Bakri, com o prefeito de União da Vitória, Pedro Ivo Ilkiv e também conversou com o Presidente da Câmara Municipal de Cruz Machado, Luis Carlos Matzenbacher, relatando a situação e pedindo ajuda.

Por ordens dos responsáveis pela coordenação da Patrulha do Campo e do Governo do Estado, as máquinas foram retiradas das comunidades em que seria realizado o trabalho e estão guardadas no Departamento de Obras.

O Programa Patrulha no Campo visa à melhoria das estradas rurais com o exercício de adequação e manutenção, por meio de consórcios intermunicipais. O projeto também conta com a colaboração dos agricultores da comunidade, para que estejam ajudando na retirada de cercas e árvores das proximidades das estradas, facilitando os serviços das equipes da Patrulha. As ações são desenvolvidas em uma parceria entre o Governo do Estado, Cidepsul e a Prefeitura de Cruz Machado. O município forneceria o combustível, tubos, alimentação e a estadia das equipes.