Projeto Profissional de Vida do Jovem conquista resultados na prática
Os monitores da Casa Familiar Rural (CFR), Anderson Kaziuk, Sandra Brixi e William Otto, realizaram na sexta-feira, 21 de fevereiro, uma visita à propriedade do agricultor André Marczal, na linha Guarapuava, que possui dois filhos formados na CFR e outra filha que está na segunda série do curso.
A jovem Andressa Marczal desenvolveu seu Projeto Profissional de Vida do Jovem sobre a cultura do morango, e realizou a implantação do estudo na propriedade da família.
Este é o primeiro ano da cultura do morango e a família já comemora o sucesso da nova atividade, e já pretende expandir a plantação de 12 mil para 18 mil plantas. A produção superou todas as expectativas. As colheitas são feitas quatro vezes por semana, e já se chegou a obter 140 caixas (embalagem com quatro bandejas) em apenas uma colheita.
Toda a produção da família, assim como de outros produtores do município é comercializada em São José dos Pinhais (PR) e conta com o apoio da Prefeitura Municipal.
Andressa teve contato com o cultivo do morango durante a realização de estágio e devido ao grande interesse buscou participar de cursos e palestras sobre o assunto, o que lhe trouxe mais conhecimentos sobre o cultivo e mercado para as frutas.
“Através do sucesso deste e outros projetos que se percebe com clareza que a Casa Familiar Rural é uma instituição que pode auxiliar na melhoria da renda dos produtores rurais e especialmente fazer com que os jovens tenham novas expectativas de vida e permaneçam vivendo no meio rural, com dignidade e maior qualidade de vida”, acredita a monitora da Casa Familiar Rural, Sandra Brixi.