Cruz Machado recebe atividades do Projeto Amigos do Povo
Cruz Machado recebeu nesse sábado, 29 de outubro, o “Projeto Amigos do Povo”. A ação disponibilizou espaços de atendimento social coletivo, consistente em orientações e encaminhamentos de serviços de atendimento jurídico, dicas de belezas, corte de cabelo, oficinas de artesanato, exposição de equipamentos do exército, atividades lúdicas para as crianças, orientações de técnicas de escovação de dentes, confecção de CPF, dicas de economias e investimentos.
O Projeto Amigos do Povo visa criar um vínculo individual com as famílias, de uma forma que não recebam atendimentos para solucionar seus conflitos apenas no dia do evento, mas também que possam ser resolvidos e prevenidos problemas futuros. Os habitantes passaram por uma avaliação prévia para em seguida ser verificado qual será o encaminhamento.
A ação teve como finalidade promover a cidadania, contribuindo para uma sociedade mais equilibrada, de uma forma preventiva. O projeto consistiu em um canal de comunicação entre o Poder Judiciário, e os cidadãos, conscientizado sobre a importância sobre os seus direitos e obrigações, refletindo no efetivo exercício da cidadania.
O projeto foi realizado pelo Centro Judiciário de Solução de Conflitos de União da Vitória (CEJUSC), de forma totalmente gratuita, em parceria com o 5º Batalhão de Engenharia de Combate Blindado, Polícia Militar de União da Vitória, 4ª Subdivisão de Polícia Civil de União da Vitória, SESC, SENAC, Ministério Público, Uniguaçu, UNC, Uniuv, Unespar e Prefeitura de Cruz Machado.
O CEJUSC é um instrumento alternativo de efetivação dos direitos fundamentais de todos os cidadãos, adota novos métodos que atendem às especificidades e problemáticas que surgem no dia-a-dia. As atividades são de forma interdisciplinar que viabilizaram um contato direto com os moradores, que contaram com serviços de atendimentos por acadêmicos dos cursos.