Cruz Machado realiza caminhada de combate ao abuso e à exploração de crianças
A Secretaria de Assistência Social, por meio do Centro de Referência de Assistência Social, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e Conselho Tutelar, promoveu nesta quarta-feira, 18, uma caminhada do Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A ação contou com o apoio da Polícia Militar.
A passeata saiu da Praça Papa Pio XII e percorreu as ruas da cidade, com a chegada ao prédio da Prefeitura de Cruz Machado. O objetivo da caminhada foi chamar a atenção da população, alertá-la sobre o problema da violência sexual e orientar as pessoas sobre a importância das denúncias anônimas.
A caminhada contou com a participação das crianças e adolescentes atendidas pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, Centro de Referência de Assistência Social, alunos e professores das escolas municipais e colégios estaduais, que desfilaram com faixas e cartazes com informações importantes sobre o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescente. Durante todo o percurso foram apresentadas mensagem de apoio ao fim da exploração sexual.
Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes
A escolha da data do Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes é uma lembrança a toda a sociedade brasileira sobre a menina sequestrada em 18 de maio de 1973, Araceli Cabrera Sanches, então com oito anos, quando foi drogada, espancada, estuprada e morta por membros de uma tradicional família de Vitória – ES. Muita gente acompanhou o desenrolar do caso, poucos, entretanto, foram capazes de denunciar o acontecido. O silêncio de muitos acabaria por decretar a impunidade dos criminosos.
Sua morte, contudo, ainda causa indignação e revolta. O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes vem manter viva a memória nacional, reafirmando a responsabilidade da sociedade brasileira em garantir os direitos de todas as suas Aracelis. A data ficou instituída como o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes” a partir da aprovação da Lei Federal nº. 9.970/2000.