5ª Festa da Erva-Mate é lançada oficialmente em jantar
A Comissão Organizadora para o Desenvolvimento e Aperfeiçoamento da Cultura da Erva-Mate (Codacem), com o apoio da Prefeitura de Cruz Machado, promoveu nesse sábado, 5, no salão da comunidade luterana, o jantar de lançamento da 5ª Festa da Erva-Mate. A festividade será realizada nos dias 28 e 29 de novembro. Além da Festa da Erva-Mate, também será realizada a comemoração ao 63º aniversário do município de Cruz Machado. A programação completa da festividade será divulgada nos próximos dias.
Segundo dados da Secretaria Municipal da Agricultura, Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Paraná (Seab) e Departamento de Economia Rural (Deral), somente em 2014 a área de plantação da erva-mate em Cruz Machado foi de 6 mil hectares e a produção de 75 mil toneladas. O valor gerado no município no ano passado foi de R$ 90.468.000,00.
O município de Cruz Machado é conhecido como o maior produtor de Erva-Mate do Brasil. Cerca de 2,5 mil famílias de produzem erva-mate. Além da facilidade de manejo, o preço tem incentivado o investimento na cultura. A cidade tem ervateiras que classificam, desidratam e moem o produto. A maior parte da produção é enviada para outras cidades do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. O Uruguai e a Argentina também consomem a erva-mate produzida no Paraná.
Para o prefeito de Cruz Machado, Antonio Luis Szaykowski, a 5ª Festa da Erva-Mate possui uma grande importância para agricultura familiar do município. A ideia do evento é que a erva-mate seja cada vez mais reconhecida com fonte de recurso na cidade, que gera uma importante economia para as famílias, comércio, empresas e também para o município. “O cultivo da erva-mate é uma grande fonte de renda para a nossa agricultura familiar. Nós vemos os agricultores melhorando as suas residências, seus veículos, tratores, implementos agrícolas, e mudado a realidade econômica da nossa região, graças ao cultivo da erva-mate”, acredita Szaykowski.
Dados importantes, com valores expressivos estão destacando o município como grande produtor de erva-mate. “É uma renda que fica aqui em nossa cidade e um dinheiro que movimenta o comércio. A festa é importante para a divulgação de um grande destaque da produção em Cruz Machado”, comenta o Secretário da Agricultura, Silmar Kazenoh.
O jantar contou com a presença do prefeito de Cruz Machado, Antonio Luis Szaykowski, vice-prefeito, Edison José Warken, presidente da Codacem, Vilfrid Kirschner, vereadores, secretários municipais, representantes do Deputado Estadual Hussein Bakri e a população. No lançamento do evento, o prefeito Antonio agradeceu o empenho das pessoas que vem trabalhado para a realização da festa e ressaltou que resgatar a Festa da Erva-Mate é manter viva a tradição do povo de Cruz Machado.