Cruz Machado realiza Conferência Municipal de Saúde

A Prefeitura de Cruz Machado, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e do Conselho Municipal de Saúde, realizou nessa quarta-feira, 15, a 10ª Conferência Municipal de Saúde. O evento aconteceu no auditório da igreja luterana e neste ano o tema discutido foi “Saúde Pública de qualidade para os cruz-machadenses”.

 

O evento contou com a presença do prefeito, Antonio Luis Szaykowski, secretária de Saúde, Halina Krajewska, presidente do Conselho de Saúde, Rosemari Chaikovski Train, representantes da 6ª Regional de Saúde de União da Vitória, funcionários da área da saúde e a população em geral. A Conferência contou com várias atividades, dentre elas uma palestra com o médico Dicesar Terna Campo, com o tema “Saúde Pública de qualidade para os cruz-machadenses”; Diagnóstico Municipal de Saúde; Trabalho em Grupos; Referendamento e posse dos membros do Conselho Municipal de Saúde 2015/2019; entre outras.

O encontro foi um momento para avaliar e contribuir para a formação da política de saúde no âmbito do município de acordo com os princípios e as diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), com propostas para elaboração do Plano Municipal de Saúde; Referendar e empossar os membros do Conselho Municipal de Saúde 2015/2019; e eleger os delegados do segmento dos usuários (titular e suplente) para participação na 11ª Conferência Estadual de Saúde.

A 10ª Conferência Municipal de Saúde de Cruz Machado teve como tema central e seus desdobramentos: Eixo I: Rede de Urgência e Emergência; Eixo II: Redes de Atenção à Saúde; Eixo III: Direito, Prevenção e Promoção à Saúde; e Eixo IV: Valorização do Trabalhador e da Educação em Saúde.

A conferência ocorre em nível municipal, estadual e nacional e a participação da população é fundamental, para determinar ações visando à melhoria da qualidade do serviço no município. As conferências municipais de saúde possuem como finalidade a discussão de ideias e propostas para serem desenvolvidas no sistema público de saúde. O evento também teve como objetivo avaliar a situação da saúde, propor condições de acesso, acolhimento, definir diretrizes e prioridades para as políticas de saúde e desenvolvimento do controle social.