5ª Festa da Erva-Mate supera expectativas e bate recorde de público

A Prefeitura de Cruz Machado, com o apoio da Comissão Organizadora para o Desenvolvimento e Aperfeiçoamento da Cultura da Erva-Mate (Codacem), realizou nesse final de semana, nos dias 28 e 29 de novembro, na Praça Papa Pio XII, a 5ª Festa da Erva-Mate e o 63º aniversário do município de Cruz Machado.

A Festa da Erva-Mate tem como propósito manter viva a tradição do povo de Cruz Machado, divulgar o potencial da cadeia produtiva da erva-mate no município e também promover uma confraternização entre produtores, industriais e consumidores. A festividade também tem como objetivo divulgar o produto erva-mate, que a cultura seja cada vez mais reconhecida com fonte de recurso para o município, que gera uma importante economia para as famílias, comércio, empresas e também para o município.

 

Cruz Machado é conhecido como o maior produtor de erva-mate, em que aproximadamente três mil famílias produzem a cultura no município. A cidade possui ervateiras que classificam, desidratam e moem o produto e a maior parte da produção é enviada para outras cidades do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul e também para o Uruguai e Argentina.

As atividades da 5ª Festa da Erva-Mate tiveram início na sexta-feira, 27, com a realização do 3º Seminário da Erva-Mate, no Centro de Produção Mieczyslaw Otto. O evento abordou como assunto “A Implantação e Manutenção de Ervais”. O encontro foi dividido em três estações, com diferentes assuntos da erva-mate, como implantação, reforma e podas e poda de erva-mate com uso da tesoura elétrica. O evento tem como objetivo apresentar importantes novidades sobre a produção de erva-mate, entre outras temáticas importantes para os produtores de Cruz Machado e região. Com a realização do seminário é possível trazer novos conhecimento e transformar a erva-mate como uma das principais culturas na propriedade dos agricultores. O seminário foi realizado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Florestas, Codacem, Casa Familiar Rural e Prefeitura de Cruz Machado.

 

Segundo o secretário de Agricultura, Silmar Kazenoh, a erva-mate possui uma grande importância econômica para Cruz Machado. “Hoje em nosso município, aproximadamente 80% das famílias possuem propriedades com o plantio da erva-mate. Além das festividades, o seminário é um importante momento em que está trazendo novas tecnologias, novas informações para os agricultores, é uma oportunidade de aprimorar os conhecimentos melhorar a qualidade a produção”, comenta Kazenoh.

Dados importantes, com valores expressivos estão destacando município como grande produtor de erva-mate. “É uma renda que fica aqui em nossa cidade e um dinheiro que movimenta o comércio. A festa é importante para a divulgação de um grande destaque da produção de Cruz Machado”, comenta o secretário de Agricultura.

Os prefeitos da Associação dos Municípios Sul Paranaense (Amsulpar) prestigiaram no sábado, 28 de novembro a Festa da Erva-Mate. Também esteve presente o Deputado Estadual Hussein Bakri, os meios de comunicação da região, que realizaram transições ao vivo de entrevistas com as autoridades presentes no encontro.

 

A festividade também foi composta por apresentações de talentosos artistas locais e regionais, com show de gaita, violão e muita música gaúcha que tomou conta do ambiente da festa. Também houve exposições de várias empresas da cidade e região e o Canil Greissy Kelly fez a alegria das crianças e dos visitantes da 5ª Festa da Erva-Mate, com exposição de pequenos animais.

 

A 5ª Festa da Erva-Mate foi representada pela Rainha Taiane Fries, 1ª Princesa Adriane Baldessar e 2ª Princesa Morgana Gauer. A abertura oficial da festividade aconteceu na noite do sábado, 28, e reuniu a população da cidade, visitantes e turistas. Na abertura esteve presente o prefeito de Cruz Machado, Antonio Luis Szaykowski, vice-prefeito, Edison José Warken, presidente da Codacem, Vilfrid Kirschner, secretários municipais, vereadores e membros das entidades municipais.

 

Segundo dados da Secretaria Municipal da Agricultura, Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Paraná (Seab) e Departamento de Economia Rural (Deral), somente em 2014 a área de plantação da erva-mate em Cruz Machado foi de seis mil hectares e a produção de 75 mil toneladas. O valor gerado no município, no ano passado, foi de R$ 90.468.000,00. A erva-mate é uma das culturas mais importantes para o desenvolvimento no município. Segundo dados prévios levantados, o valor gerando em 2014 e de 2015 deve ultrapassar R$ 200 milhões.

 

No domingo, 29, a Secretaria Municipal de Esportes promoveu a 2ª Corrida Rústica da Erva-Mate. O evento reuniu 236 atletas de 11 municípios e teve como objetivo estimular a prática de atividades físicas para os cidadãos das diversas faixas etárias, de ambos os sexos, de toda a nossa região e também comemorar os 63 anos de Cruz Machado.

 

Para o prefeito de Cruz Machado, Antonio Luis Szaykowski, as ações promovidas durante a 5ª Festa da Erva-Mate possuem com uma grande importância para agricultura familiar do município. A ideia do evento é que a erva-mate seja cada vez mais reconhecida com fonte de recurso na cidade, que gera uma importante economia para as famílias, comércio, empresas e também para o município. “A Festa da Erva-Mate superou todas as expectativas e definitivamente carimbamos o município de Cruz Machado como o maior produtor de erva-mate do Brasil e também carimbamos a festa regional e principalmente construímos de forma coletiva a identidade para o município”, acredita.

A tarde do domingo foi animada pelas lindas apresentações do CTG Os Birivas, de União da Vitória, e do Grupo Passos Gaúcho, do município de Bituruna. O artista de rua Juan Portillo esteve na Festa e agradou a todos com a imitação de Charles Chaplin e conquistou admiradores da cidade.

 

A TV É Paraná esteve presente na 5ª Festa da Erva-Mate. A equipe realizou a gravação do Programa Alô Tchê, que divulga a cultura sulista de forma simples e genuína. A atração é comandada pelo Othoniel Taborda e deve ser vinculadas nas próximas semanas.

 

O 3º Concurso da Maior Folha da Erva-Mate recebeu a participação de 122 agricultores. A terceira maior folha com 27,5 cm foi do produtor Daniel Waligura, a segunda maior é de Inácio Werus, com 28,2 cm, e a grande campeã com 28,4 cm foi da Empresa Capimar Industrial.

 

Os dois dias foram animados pelos shows do Fogo de Chão, Sarandeio do Rio Grande, Garotinhas de Ouro e Garotos de Ouro.

 

Os visitantes da 5ª Festa da Erva-Mate aproveitaram para visitar o ônibus da Escola do Chimarrão. A visitação era composta por explicações de aspectos históricos e medicinais sobre a erva-mate, passo a passo do preparo de 36 tipos de chimarrão e também dicas e truques para o preparo da tradicional bebida, com cuidados coma erva-mate e água quente.