112 alunos da Rede Municipal participaram do projeto Um Olhar para o Futuro em 2023

O projeto “Um Olhar para o Futuro”, desenvolvido pela CRESOL em parceria com a Secretaria de Educação e Cultura de Cruz Machado, formou, nesta segunda-feira (20) mais uma turma. Ao todo, 112 alunos das escolas municipais Prefeito Boleslau Sobota e Professor Bronislau Kapusniak concluíram o projeto em 2023. O evento da entrega dos certificados foi realizado na comunidade luterana.

As fotos da entrega dos certificados estão disponíveis clicando aqui

SOBRE O PROJETO

Este é um projeto que tem como base o compromisso da educação com a formação integral e o desenvolvimento humano em diversas dimensões. Alinhado com legislações educacionais, como a Lei de Diretrizes e Bases (LDB), Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) e Base Nacional Comum Curricular (BNCC), visa abordar questões contemporâneas de forma transversal e integrada.

A iniciativa abrange temas como equilíbrio entre renda e gastos, consumo consciente, planejamento financeiro, desenvolvimento sustentável, esforço coletivo e solidariedade. Integrando tais temas ao currículo escolar, o projeto busca oferecer perspectivas complementares, fundamentadas em valores perenes como ética e responsabilidade.

O “Um Olhar para o Futuro” privilegia o conhecimento local, o saber popular e a cultura das crianças, focando principalmente nos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental. A parceria entre o ambiente escolar e o Sistema Cresol visa promover o exercício da cidadania, proporcionando uma aprendizagem com efeito multiplicador.
O projeto enfatiza a importância da educação financeira, transmitindo conceitos sobre o uso e controle do dinheiro, assim como incentivando a cooperação, ecologia, solidariedade e responsabilidade social. A educação cooperativista, por sua vez, promove a cidadania responsável e o envolvimento com questões sociais, culturais, ambientais e econômicas.

O “Um Olhar para o Futuro” busca subsidiar ações relacionadas ao cooperativismo e à educação financeira, contribuindo para a formação de indivíduos capazes de fazer escolhas frente a situações financeiras variadas e elaborar planejamentos que impactem positivamente o bem-estar.

As atividades do projeto são realizadas nas escolas, públicas ou privadas, entre os meses de abril e novembro, com o apoio das Secretarias Municipais de Educação. Este programa foi iniciado em 2011, expandiu-se ao longo dos anos, atingindo diversos municípios e estados, proporcionando aos estudantes uma compreensão crítica de sua realidade e promovendo atitudes que favorecem o protagonismo na vida adulta.