11 projetos são vencedores do 20º Prêmio Helena Kolody – Professor nota 10

Nesta terça-feira (19), a Secretaria Municipal de Educação e Cultura da Prefeitura Municipal de Cruz Machado para Todos promoveu o evento de revelação dos vencedores da 20ª edição do Prêmio Helena Kolody – Professor Nota 10. Realizado no auditório da Comunidade Luterana Cristo, o evento contou com a participação de profissionais da educação de todas as Escolas Municipais e Centros Municipais de Educação Infantil de Cruz Machado.

O prêmio, uma tradição em nosso município, tem como objetivo reconhecer, valorizar e divulgar as experiências de ensino/aprendizagem aplicadas pelos educadores da rede municipal de educação. Os professores concebem e implementam projetos práticos com os alunos, avaliados por uma comissão julgadora que analisa as atividades sem conhecer a identidade dos professores.

Neste ano, 41 professores apresentaram seus projetos, e todos os participantes receberam certificados de 120 horas. Os vencedores de cada categoria foram agraciados com smartphones de última geração.

O evento teve início com a presença do prefeito Antonio Luis Szaykowski, da secretária de Educação Silvana Wierzbicki Wionzek, da presidente do Conselho Municipal de Educação Terezinha Golênia e dos diretores das Escolas e Cmeis Municipais. Em seguida, o Studio D Fit encantou a plateia com uma bela apresentação de ballet infantil intitulada “Um Presente de Natal”, sob a orientação da professora Rosilene Presznhuk da Silva.

A parte musical ficou por conta do cantor Michel Martins, que interpretou uma emocionante canção sobre a busca pela felicidade. A palestra da manhã foi conduzida pelo escritor, filósofo e palestrante cruzmachadense, Alexandro Gruber, que cativou a audiência com o tema “Felicidade, para onde você foi?”.

Durante o evento, a Patrulha Escolar recebeu uma homenagem da Administração Municipal pelo trabalho realizado ao longo do ano para manter a tranquilidade no ambiente escolar. Houve também uma especial homenagem aos professores Elisabete de Fátima Sampaio Braun, Ivaneide Zaboroski e Serafina Borsuk, responsáveis por avaliar os 41 projetos apresentados este ano e escolher os melhores de cada categoria.

Por fim, já era próximo do meio-dia quando chegou o momento mais esperado da manhã, a hora de conhecer os vencedores do 20º Prêmio Helena Kolody. Confira a baixo os ganhadores de cada categoria.

I – Educação Infantil (Berçário e Infantil I)
Projeto: Espelho Espelho Meu, Quem Sou Eu?
Professora: Mapira Camili Silveiro
Cmei Vovó Cecília da Silva

II – Educação Infantil (Infantil II e Infantil III)
Projeto: E você tem medo do quê?
Professora: Alessandra Fabrício
Cmei Maria Gaioski Bush

III – Educação Infantil (Infantil IV e Infantil V)
Projeto: Em busca de Brincar e Aprender: Interlocuções entre os Campos de experiências na Educação Infantil
Professora: Raquel Grossmann Jokoski

IV – 1º ano do Ensino Fundamental
Projeto: Matemática em todo lugar
Professora: Celi W. Nedochetko

V – 2º ano do Ensino Fundamental
Projeto: Meio Ambiente: O Planeta Que Eu Quero
Professora: Solange Okopna Pelepek

VI – 3º ano do Ensino Fundamental
Projeto: Emocional em Destaque: Somos feitos de Sentimentos
Professora: Cleide Aparecida Gruber Kotleswski
Escola Municipal Professor Bronislau Kapusniak

VII – 4º ano do Ensino Fundamental
Projeto: Paraná: Entre os Astros do Cruzeiro És o mais Belo a Fulgir!
Professora: Rose Mundel Schmidt

VIII – 5º ano do Ensino Fundamental
Projeto: Fábrica de Cálculos: Estimulando um neurônio mais criativo
Professora: Sônia Mara Andriguetto