Unidade de Triagem e Reciclagem de Lixo Urbano recebe reformas

A Unidade de Triagem e Reciclagem de Lixo Urbano está recebendo obras de melhorias em sua infraestrutura. Estão sendo construídas novas valas, será realizada a aquisição de novas lonas de proteção e isolamento, reformas na estrutura e reparos gerais no local. O investimento para os serviços de melhorias na unidade de triagem é de aproximadamente R$ 200 mil. As ações são acompanhadas com orientações do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), com a supervisão do engenheiro Roberto Plewka.

 

Para que esse investimento possa representar maiores efeitos, a colaboração da população é muito importante. Cada um pode fazer sua parte. A separação do lixo inicia-se na própria casa, separando o material reciclável do lixo orgânico e também separando o lixo reciclável limpo, e quando possível lavar os recipientes que são recicláveis.

O funcionamento de uma Unidade de Triagem e Reciclagem de Lixo Urbano se inicia com a recepção dos materiais que serão reciclados. Depois de recebidos, os materiais vão para o setor de triagem, onde serão separados de acordo com o tipo de resíduo que os compõe. Esse importante processo serve como base para a reciclagem, uma vez que muitos dos materiais coletados e recebidos pela usina não são passíveis de reciclagem, seja por sua composição ou mesmo por seu estado físico debilitado, que inviabiliza a reciclagem. A esses materiais é dada a destinação correta nos aterros.

Após a triagem, o material a ser reciclado é separado e depois prensado. Depois disso, finalmente o material é direcionado ou vendido para diferentes empresas que atuam em setores diversos e necessitam desse material para a fabricação de seus produtos.

É importante salientar que esse processo de reciclagem se torna muito mais eficiente quando o lixo a ser coletado já está devidamente separado da forma correta. Infelizmente muitos dos produtos que podem ser reciclados acabam sendo descartada no processo de triagem por razões como excesso de sujeira, presença de resíduos orgânicos e misturados com óleo.

Para que o processo de reciclagem seja cada vez mais eficiente é necessária uma maior conscientização da população quanto à separação de seu lixo de forma correta, assim como dos materiais que podem ou não ser reciclados.