Tradicional Festa da Cultura Polonesa acontece neste domingo (28)

cartaz-festa-polonesaA programação cultural desse final de semana será tipicamente polonesa, ao menos no que depender da Igreja Sant´Ana do distrito de Santana que neste domingo (28) promove com o apoio da prefeitura municipal, a já tradicional Festa da Cultura Polonesa. Confira a programação:

10:00 Santa Missa

12:00 Almoço típico Polonês

13:30 abertura da exposição “Aproximações: Ucranianos e poloneses nas fronteiras agrícolas do Paraná”, do fotografo João Urban.

14:30 apresentação do grupo Folclórico Mazury

15:00 bingos e diversões em geral.

Durante o almoço serão servidas as tradicionais sopas polonesas, pirogue, bigos e tantas outras delicias!  O almoço adulto será vendido a R$15,00 e infantil a R$ 12,00, podendo ser adquiridos na hora.

Grupo folclórico polonês Mazury

Fundando em 1993 na cidade de Mallet, o nome do grupo é uma homenagem aos imigrantes poloneses que vieram para o Brasil e eram da região da Masúria (em polonês Mazury), uma área da região nordeste da Polônia, famosa por seus lagos e florestas.

O Grupo Folclórico trabalha com o objetivo de preservar as tradições polonesas e já realizou apresentações nacionais e internacionais, sendo considerado um dos maiores grupos Folclóricos Poloneses do Paraná.

Possui um acervo com cerca de 360 trajes, que juntos reúnem mais de mil e quinhentos acessórios de 19 regiões diferentes da Polônia.

Confira como foi a apresentação em Lowicz – Polônia no ano de 2015.

Aproximações: Ucranianos e Poloneses nas fronteiras agrícolas do Paraná

Durante o evento será realizada a exposição do fotógrafo João Urban, com o título “Aproximações: Ucranianos e Poloneses nas fronteiras agrícolas do Paraná” com fotos tiradas nos anos 80 e 90, dos imigrantes poloneses em Cruz Machado, Tomaz Coelho e Colônia Murici, e de fotos mais recentes dos descendentes ucranianos em Irati, Mallet, Prudentópolis e Antônio Olinto. Segundo o autor, a amostra apresenta as semelhanças na vida, cultura e costumes dos imigrantes, mostrando e reforçando os laços fraternos entre ambas as etnias.

phpthumb_generated_thumbnail