Secretário da Agricultura e Meio Ambiente participa da 1ª Conferência regional de resíduos sólidos da construção e demolição

As margens do Rio Iguaçu, mais precisamente no Clube Náutico Hobi, em União da Vitória, foi realizada no dia 23 de maio a 1ª Conferência Regional de resíduos sólidos da construção e demolição, na qual o secretário municipal da agricultura, Valdir Fernando Ostrowski esteve presente.

O evento foi realizado por uma parceria da Ecovale Tratamento de Resíduos com a Abrecon (Associação Brasileira para Reciclagem de Resíduos da Construção Civil e Demolição) na qual participaram profissionais de diversas áreas relacionadas à construção civil, representantes de órgãos públicos e interessados em adquirir mais conhecimento sobre o setor de aplicabilidade, reciclagem e gerenciamento dos resíduos.

Durante este dia foram realizadas palestras com profissionais da área com os seguintes temas:

“Dificuldades enfrentadas no gerenciamento de resíduos da construção civil e seus riscos ambientais.” Levi Torres – Graduado em Administração, coordenador da Abrecon e secretário CB-18.

“Legislação aplicada ao gerenciamento dos resíduos da construção civil”. Hewerton Bartoli – Graduado administração, MBA em construção civil, fundador e presidente da Abrecon.

“Aplicabilidade do agregado reciclado” – Dr. Leonardo Miranda: Engenheiro Civil, professor UFPR doutor em materiais da construção civil.

Durante a tarde foi realizada uma visita ao centro de triagem da Ecovale, localizado no bairro Limeira na cidade de União da Vitória – PR, aonde os espectadores receberam orientações de como é feita a classificação e separação dos materiais e os processos de transformação: tendo como exemplo a madeira coletada é transformada em cavaco, que abastece caldeiras de indústrias de papel; resíduos de construção e alvenaria são usados para pavimentação de ruas, sendo até mesmo processadas até se tornarem areia para construção.

Participando deste importante evento, o secretário demonstra preocupação com o tema, tendo em vista que aos poucos os municípios deveram se adaptar as novas normas ambientais.