Secretaria de Saúde realiza encontros do Projeto Vida Saudável

A Prefeitura de Cruz Machado, através da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou nesta terça-feira, 24, as atividades do “Projeto Vida Saudável”. O Grupo EmagreSer é composto por 25 pessoas e realizou o primeiro encontro com o tema “Desmistificando a Obesidade”. A nutricionista Daniela Gavasso Wierzbicki falou sobre o conceito, a prevalência no Brasil, os fatores envolvidos, os riscos para a saúde, tipos de obesidade e também explicou sobre assuntos relacionados à alimentação saudável. As atividades serão coordenadas pela nutricionista Daniela Gavasso Wierzbicki e pela psicóloga Sirlene Chaikovski.

Cada participante recebeu uma pasta com o logo do projeto e do grupo, caneta com uma mensagem e um resumo do assunto exposto. Após explanação e discussão, foi realizada uma avaliação clínica individualizada, composta de antropometria (peso, altura, circunferência abdominal, circunferência do pulso), anamnese, verificação da pressão arterial, e solicitado exame laboratorial (glicemia de jejum, colesterol total e triglicerídeos), com o objetivo de acompanhar integralmente a saúde dos participantes.

A nutricionista Daniela e a psicóloga Sirlene comentaram que a participação do grupo foi muito ativa e importantíssima para que futuramente bons resultados sejam alcançados. O projeto envolve dois grupos, um nas terças-feiras e outro nas quintas-feiras, cada um é composto por 25 participantes, totalizando 50 pessoas.

O programa tem como objetivo oferecer atendimento nutricional e psicológico de qualidade e gratuito a todas as pessoas que necessitam e desejam adotar um estilo de vida mais saudável, tanto no aspecto nutricional, como também no psicológico, e como consequência das mudanças comportamentais, alcançar um peso corporal saudável.