Secretaria da Agricultura realiza Encontro de Produtores de Leite

A Secretaria Municipal da Agricultura de Cruz Machado em parceria com o Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) e Prefeitura Municipal de Cruz Machado realizou na quinta-feira, 7 de agosto, o I Encontro de Produtores de Leite. O evento foi realizado no auditório da igreja luterana e reuniu mais de 200 produtores cruz-machadeneses.

Atualmente, Cruz Machado produz 1 milhão de litros de leite ao mês, o que representa 30 mil litros de leite por dia. O evento apresentou aos participantes novas tecnologias e teve como objetivo contribuir para o desenvolvimento da bovinocultura de leite e também foi um momento de estímulo para os produtores do município.

Durante o encontro foram abordados assuntos referentes a importância da bovinocultura leiteira para a agricultura familiar no município, criação de novilhas leiteiras nas propriedades, Cadastro Ambiental Rural (CAR), implantação e manejo de tífton como alternativa de pastagem perene de alta performance para a bovinocultura de leite na pequena propriedade.

Esse primeiro encontro foi voltado mais para a teórica. Ainda neste ano será realizado mais um encontro, porém voltado para a parte prática, em que duas propriedades servirão de modelo sobre a criação de novilhas para a produção de leite no município.