Recolhimento de embalagem de agrotóxico superou as expectativas do município

O Município de Cruz Machado, através da Secretaria Municipal de Administração em conjunto com a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente e a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos vem constantemente desenvolvendo ações no sentido de auxiliar na preservação do meio ambiente e, dessa forma, proporcionar melhor qualidade de vida a toda a comunidade onde está inserida. Entre as ações desenvolvidas está a coleta de embalagens vazias de agrotóxicos, que muitas vezes ficavam ocupando espaço nas propriedades dos agricultores poluindo o meio ambiente, descumprindo assim a Lei Federal 7.802/89.

Entre os dias 26 a 28 de fevereiro de 2019 os agricultores de Cruz Machado devolveram as embalagens vazias de agrotóxicos que dessa vez superou todas as expectativas da Gestão Municipal e das empresas participantes.

As coletas foram realizadas na comunidade Santo Antonio Linha Vitória, São Miguel da Linha Vitória, Na Cidade no Barracão do Zabel, Na Associação Aproriba na Linha Rio do Banho, e na Associação da Linha Lageado Liso.

Segundo a inpEV, a entrega é importante pois permite que o material seja devidamente avaliado, e, assim, apenas o que está dentro dos padrões de qualidade pode ser reciclado. Como as recicladoras parceiras respeitam os padrões preestabelecidos de segurança, qualidade e rastreabilidade, além das normas dos órgãos ambientais e as exigências legais, os artefatos produzidos após a reciclagem podem ter seu uso aprovado para comercialização.

Secretário da Agricultura e Meio Ambiente Valdir Ostrowski informou que neste ano o recolhimento girou entorno de 2 a 3 mil embalagens recolhidas, que serão recicladas, minimizando o impacto ambiental causado pelo descarte incorreto.

O trabalho de divulgação e coleta só foi possível com a participação efetiva da Souza Cruz, Alliance One Interational, Agropec, Moreto Bem Viver, Antônio Zabel, Cooper Alfa, EMATER, Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, inpEV – Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias, e principalmente os agricultores e produtores rurais que colaboraram e devolveram as embalagem de agrotóxicos e defensivos utilizados em anos anteriores.