Projeto Vida Saudável realiza avaliação nutricional dos participantes

A Prefeitura de Cruz Machado, através da Secretaria Municipal de Saúde, realiza todas as terças-feiras e quintas-feiras atividades do “Projeto Vida Saudável”. O programa tem como objetivo oferecer atendimento nutricional e psicológico de qualidade e gratuito a todas as pessoas que necessitam e desejam adotar um estilo de vida mais saudável, tanto no aspecto nutricional, como também no psicológico, e como consequência das mudanças comportamentais, alcançar um peso corporal saudável. As atividades serão coordenadas pela nutricionista Daniela Gavasso Wierzbicki e pela psicóloga Sirlene Chaikovski.

Durante o mês de abril foi realizada a correção dos diários alimentares de cada participante, repassando dicas de hábitos saudáveis na alimentação, como o tempo de mastigação, fracionamento das refeições, escolha de alimentos e suas quantidades, sentimentos antes e após comer, atividades realizadas enquanto se alimenta, local onde realiza as refeições e se está praticando alguma atividade física. Também foram entregues os Pareceres de Saúde individuais, deixando-as ciente de estado de saúde de cada participante.

Durante os encontros também foi realizada uma nova avaliação nutricional, atualizando medidas antropométricas peso e circunferência da cintura, e através da diferença de percentual de IMC, determinado as vencedoras do dinheiro da caixinha dos R$ 2,00, sendo o 1° e 2° lugares, e de um brinde. As vencedoras do grupo das terças-feiras foi o Célia Otto Mussak e Rosa Szaykowski e as que perderam mais peso no grupo das quintas-feiras foi a Lubina Kaminovski e a Edicléia Ksionzek.

As participantes desenvolveram uma atividade lúdica, por meio da elaboração de cartazes sobre hábitos de vida saudáveis, temas livres, com auxílio de revistas para recorte, e os mesmos foram explicados ao grupo todo e expostos no Centro de Saúde Dr. Carlos Renato Passos.

Também foi entregue um “Livro de Receitas Saudáveis” que é constituído de receitas saudáveis trazidas pelas próprias participantes e degustado um Bolo Integral de Banana e uma Torta de Legumes, acompanhados de café com leite e boas companhias e conversas.