Projeto Reduzir, Reciclar e Reutilizar é destaque por transformar a reciclagem em lucro para o município

A Secretaria Municipal de Educação de Cruz Machado vem realizando desde o final de 2018 o projeto “Reduzir, reciclar, reutilizar”, o qual consiste em sensibilizar a comunidade na conscientização e educação ambiental através do descarte correto de papeis, que após a coleta são entregues na SEPAC (empresa do município de Mallet, responsável pela produção de mais de dois terços do papel tissue fabricado no Paraná) recebendo em troca fardos de papeis higiênicos, número que varia de acordo com a quantidade de papeis recolhidos.

O objetivo do projeto é encontrar maneiras de evitar o desperdício de papel, estimulando e conscientizando todos os colaboradores para uma educação ambiental, colocando cada vez mais em prática a ideia de reciclar, tendo em vista que uma tonelada de papel reciclado poupa cerca de 22 árvores, economiza 75% de energia elétrica e polui o ar 74% menos do que se fosse produzido novamente.

Inicialmente participavam apenas as escolas e cmeis, devido ao foco inicial ser justamente os setores da educação. Com o resultado positivo o projeto foi expandido para outras entidades e hoje, além da educação, o projeto conta com a colaboração de todos os setores da Prefeitura Municipal, escritórios de contabilidade, instituições religiosas e Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Após a coleta seletiva cada um dos setores contribuintes recebem os fardos de papel higiênicos em quantidades relativas ao quanto de papel que ele entregou para a reciclagem.

Estão sendo reciclados o papel sulfite, offset, jornal, revista, dentre outros. Já foram realizadas três coletas seletivas. A primeira ocorreu em novembro passado, levando a reciclagem 650 kg de papel, que resultou na troca por 12 fardos com 48 rolos de papel folha dupla e, diminuindo das despesas em deslocamento, gerou um lucro de R$ 478,80. Na segunda troca, realizada em março, foram levados até a SEPAC 5700 kg de papel, convertidos em 168 fardos de papel higiênico, gerando um lucro de R$ 6703,20. A última coleta aconteceu em maio, trocando 2500 kg em 60 fardos de papel higiênico, com lucro de R$ 2394,00, totalizando mais de nove mil e quinhentos reais de lucro com as três trocas.

Com este projeto estão acontecendo muitas vantagens, dentre estas o ganho financeiro, com as trocas a administração atual obteve uma economia relevante e hoje a Prefeitura Municipal não tem mais gastos com papel higiênico para todas as escolas, cmeis e demais setores participantes, assim como as entidades que também participam. Uma nova coleta e troca será realizada na próxima semana. As empresas e entidades que tem o interesse em contribuir com a reciclagem e ainda trocar por papel higiênico é só entrar em contato com a Secretaria de Educação, através do telefone 3554-1222 ramal 236.

Destacamos ainda que o projeto Reduzir, Reciclar e Reutilizar foi aprovado para o Prêmio Gestor Público Paraná, o qual visa valorizar projetos de administração pública que sejam inovadores, criativos e que tragam desenvolvimento para a sociedade e está concorrendo com projetos de outros municípios do estado.