PROJETO: Educação inclusiva, diferenças, nossas maiores semelhanças.

O Dia Mundial do Autismo, 2 de abril, foi definido pela Organização das Nações Unidas (ONU), com objetivo de levantar o tema e discutir acerca desse diagnóstico permeado de dúvidas e preconceitos. Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) comprovam que em cada 160 crianças, uma tem Transtorno do Espectro Autista (TEA) – são 2 milhões de autistas só no Brasil.

O que é o Transtorno do Espectro Autista (TEA)?

Trata-se de um transtorno global do desenvolvimento que pode ser identificado desde a infância, afetando geralmente a comunicação e as relações sociais, ressaltando que cada caso tem peculiaridades e progressos distintos.

Aproveitando o dia de ênfase acerca deste diagnóstico, a Secretaria Municipal de Educação de Cruz Machado vem apresentar o projeto Educação Inclusiva: diferenças, nossas maiores semelhanças, que teve início no dia 26/03/2019. O projeto será conduzido pela Secretária de Educação, Equipe Pedagógica e Psicóloga da Rede de Educação, para através de encontros periódicos realizarem orientações aos professores de alunos diagnosticados com TEA, a fim de que os profissionais possam desenvolver a docência da maneira mais assertiva possível, visando o pleno desenvolvimento do aluno. Os encontros terão como base relatos de experiências, para através do compartilhamento destas, o grupo mutuamente buscar estratégias de melhorias no ensino, utilizando de bases científicas e busca de profissionais especializados para oferecer o suporte necessário.