Programa Gênero e Geração conquista resultados na prática

O “Programa Gênero e Geração – Do Cooperativismo Solidário” tem como objetivo fortalecer as relações familiares, valorizando o potencial, o trabalho e a identidade da mulher e do jovem, promovendo sua participação na unidade familiar, na cooperativa e nos grupos produtivos e também resgatar os conhecimentos e estratégias tradicionais a partir das experiências das gerações.

O programa está sendo desenvolvido em Cruz Machado em várias comunidades do município. A realização das atividades é uma parceria entre o Sistema das Cooperativas de Crédito Rural com Interação Solidária (Cresol), Associação de Proteção à Maternidade e a Infância (Apmi) e Prefeitura Municipal de Cruz Machado.

A senhora Joana Berezowski Smychniuk recebeu nesta quarta-feira, 24, a visita do prefeito Antonio Luis Szaykowski e da coordenadora do Programa Gênero e Geração, Rosa Boyko Szaykowski. Joana é apenas uma das participantes do projeto que está colocando na prática todo o conhecimento adquirido nas atividades dos cursos. Ela está fabricando por encomenda bolachas, pão, pirogue, cucas, bolos e doces.

“As atividades do projeto tem como meta a valorização da mulher, jovens e idosos e dos seus resultados. A senhora Joana é apenas um dos exemplos dos resultados das ações. Os participantes dos cursos estão conquistando o mercado de trabalho com suas encomendas”, conta a coordenadora do projeto, Rosa Szaykowski.

Com o projeto também é possível a organização de grupos produtivos, que irão trabalhar a agregação de valor e geração de renda. Todas as ações têm como objetivo transformar o conhecimento do público alvo, levando a eles diferentes alternativas de geração de renda e também a valorização profissional dos seus trabalhos. As ações desenvolvidas desenvolve a elevação da autoestima dos participantes e as atividades são aplicadas em grupos compostos por mulheres e adolescentes, que residem nas comunidades do interior do município e também em grupos na cidade.